O Poderoso Chefão 2 marcou a história do cinema, mas talvez não seja esse que você está imaginando.
Em 1957, Hammer lançou uma sequência de Terror que Mata (The Quatermass Xperiment), filmado dois anos antes, e que foi um marco na história do cinema: É a primeira sequência de filme (não um curta-metragem) com "2" no título. Quatermass 2 era um caso raro, pois, embora já o tenhamos normalizado, até ao final dos anos 70 era comum que as sequências dos filmes procurassem outras formas de mostrar isso. E o culpado que fez tudo mudar não foi outro senão O Poderoso Chefão.
Farei uma sequência que você não pode recusar
O Poderoso Chefão 2, de 1974, era uma grande novidade (especialmente considerando que Quatermass 2 era bastante marginal), e seu sucesso revolucionou a forma como as sequências eram tratadas na indústria cinematográfica. Na verdade, Francis Ford Coppola propôs chamá-lo assim (e pedir um milhão de dólares como salário) porque não queria sobreviver e esperava dissuadir a Paramount. Porém, mesmo achando que ele estava maluco e que o público ficaria confuso ao ver o título, deram-lhe sinal verde.
E agora Francis Ford Coppola pede desculpas por ter iniciado a tendência em entrevista ao Washington Post: "Eu sou o babaca que começou os números nos filmes. Estou envergonhado e peço desculpas a todos". E de fato, como ele diz logo depois, a ironia é que seu trabalho definiu Hollywood e agora "Hollywood não me ama mais".
Além da decepção que Megalópolis significou para grande parte do público, Coppola tem seu nome marcado no mundo do cinema por mais do que apenas colocar um "2" no final do título de O Poderoso Chefão. Afinal, poucos autores são mais ousados do que ele, seja melhor ou pior: "Fazer filmes sem risco é como fazer crianças sem sexo. Você consegue. É possível, mas não é muito divertido", afirmou o cineasta.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.