Uma obra, claro, de Steven Spielberg.
Inegavelmente, O Resgate do Soldado Ryan marcou um antes e um depois na história do cinema. O longa segue as aventuras da equipe formada em 1944 para encontrar e repatriar o soldado americano James Francis Ryan, único sobrevivente de uma família cujos outros três membros foram mortos em combate.
O longa-metragem de Steven Spielberg começa com uma reconstrução do desembarque das tropas na Normandia em 6 de junho de 1944. O cineasta queria, claro, que o resultado fosse o mais realista possível - e contou com meios inéditos para concretizar sua visão. Antes das filmagens, os atores principais do filme - incluindo Tom Hanks - tiveram que passar por um treinamento intensivo em um campo militar.
Foram necessárias nada menos que quatro semanas para filmar a cena do pouso na praia de Omaha. Na falta das autorizações necessárias das autoridades francesas, Spielberg não pôde filmar a sequência na Normandia e, por isso, recorreu à praia de Ballinesker, na Irlanda.
Baseando-se nas famosas imagens do fotógrafo Robert Capa, o cineasta filmou a sequência com uma câmera portátil para dar aos espectadores a ilusão de participar do pouso. A cena é filmada inteiramente do ponto de vista dos Aliados e os soldados alemães nunca são mostrados na tela.
Por razões de realismo, cerca de trinta figurantes amputados foram contratados para representar os soldados feridos. Cerca de 1.000 reservistas do exército irlandês participaram da cena, e outros mil manequins foram usados para representar os corpos espalhados pela praia de Omaha.
Um trabalho titânico e elogiado por especialistas
Foram necessários 12 milhões de dólares para filmar a cena de abertura de apenas vinte minutos. Apesar das críticas à credibilidade histórica do filme, a maioria dos especialistas concordou em enfatizar a natureza extremamente realista da reconstrução do desembarque dos Aliados.
A Empire não hesitou em chamar a sequência de “a melhor cena de batalha de todos os tempos”. A fama do longa-metragem também rendeu a Steven Spielberg e Tom Hanks convites de honra para as festividades em celebração dos 80 anos do desembarque.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!