"Ninguém está assistindo essa porcaria": Às vésperas do Oscar 2025, Spike Lee volta a criticar premiação
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Diretor retoma conversa iniciada em 2019, quando Green Book venceu a categoria de Melhor Filme.

>

Não é segredo para ninguém que Spike Lee tem fortes opiniões sobre as decisões do Oscar. O aclamado diretor já fez declarações sobre a forma como a votação escolhe seus vencedores, principalmente em um momento em que a falta de diversidade tem sido questionada - a levar em consideração movimentos como #MeToo e #OscarsSoWhite que encabeçaram mudanças no passado.

Recentemente, em entrevista ao programa The Realest Podcast Ever, o cineasta questionou o prêmio dado a determinados filmes e como, ao fim, o tempo e a história demonstra que a escolha pode não ter sido tão assertiva.

No streaming: Pause este filme de Spike Lee num momento exato e dê uma boa olhada na caixa de pizza!

"A Academia ignorou grandes filmes e grandes performances. Falando por mim, ninguém tá assistindo essa porcaria de Conduzindo Miss Daisy", disse ele sobre a edição de 1990, em que o filme estrelado por Jessica Tandy e Morgan Freeman venceu de Sociedade dos Poetas Mortos e Nascido em 4 de Julho.

Ele continua: "Faça a Coisa Certa nem foi indicado [naquele ano]", pontua o realizador sobre o filme que é considerado um dos melhores trabalhos de sua carreira. "Ninguém tá vendo Green Book agora. Infiltrado na Klan foi indicado, mas não ganhou".

Em 2019, quando o projeto de Viggo Mortensen e Mahershala Ali venceu a categoria de Melhor Filme, Spike Lee foi visto tentando sair da cerimônia, furioso. Embora seu filme tenha conquistado o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, foi outra bola na trave da carreira.

Na coletiva de imprensa posterior ao evento, ele fez comparações com o longa de 1989 e cravou: "Esse filme [Infiltrado na Klan] ganhando ou não o Oscar, o fato é que estamos do lado certo da História".

A dupla de milhões retorna: Spike Lee e Denzel Washington se unem em nova versão de um clássico japonês

Atualmente, Infiltrado na Klan pode ser visto no catálogo do Telecine. Já Green Book encontra-se no Prime Video.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados