Poucas pessoas conhecem essa curiosidade sobre Titanic, mas foi assim que James Cameron evitou que ninguém soubesse o que ele estava preparando por anos
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

A tática é usada em inúmeros blockbusters em produção.

>

Originalmente, James Cameron não tinha intenção de fazer Titanic. Ele era apaixonado pelo navio, pela história e pelas vidas perdidas naquela noite, mas por que transformá-lo em um filme? De repente, ele teve uma inspiração: se queria descer até os restos de uma maneira ou de outra, não lhe restava alternativa senão ter como desculpa a filmagem de seu longa. E que filmagem: a mais cara da história até aquele momento... que os executivos da Fox aprovaram inicialmente com a única intenção de que Cameron continuasse fazendo filmes para eles. Eles acreditavam, de fato, que poderia ser um naufrágio de bilheteria, mas, como sabemos agora, surpreendeu a todos.

Embora o início das filmagens em si tenha começado em julho de 1996 (se prolongaria por mais oito meses), as primeiras imagens foram gravadas em 1º de setembro de 1995, quando Cameron realizou seu sonho e filmou imagens reais do navio destruído no fundo do mar. No entanto, e devido à importância que o filme tinha não só para os estúdios e para ele mesmo, mas também para a indústria do cinema, ele tentou ocultar as filmagens de todas as maneiras.

E conseguiu graças a uma das táticas mais conhecidas da indústria: colocar títulos falsos na porta dos sets de filmagem. Neste caso, Titanic era conhecido como Planet Ice, tentando evitar que outros estúdios copiassem a ideia, que não aparecessem fotos roubadas e pudesse filmar em paz. Isso significa, como podem ler em alguns sites, que o filme ia se chamar Planet Ice? Claro que não.

Os títulos falsos nas filmagens servem para afastar os fãs. Por exemplo, Transformers se chamou Prime Directive, Batman - O Retorno foi filmado sob o título Dictel, Matrix Reloaded foi The Burly Man e Os Vingadores... Group Hug. Ei, quem disse que a imaginação em Hollywood estava morta? Não está, só que colocam as pessoas criativas para criar títulos falsos.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados