“Simplesmente não funcionou”: Este épico histórico de cinco horas e meia foi um desafio extremo para Robert De Niro
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Filmar o épico monumental não foi nada fácil para a lenda da atuação.

>

Entre O Poderoso Chefão II, Taxi Driver e O Franco Atirador, outro clássico de Robert De Niro nos anos 70 é muitas vezes esquecido: 1900, de Bernardo Bertolucci, com uma enorme duração de quase cinco horas e meia!

Não é fácil resumir a gigantesca obra em poucas frases - mas tentarei mesmo assim: Bertolucci revela um panorama histórico verdadeiramente épico que se estende por várias décadas. O fio condutor é a amizade de Alfredo Berlinghieri (De Niro) e Olmo Dalcò (Gérard Depardieu), que vêm de classes sociais diferentes, mas são inseparáveis ​​- até que o fascismo emerge na Itália e eles se tornam adversários políticos ferrenhos.

Por suas cenas explícitas de sexo e violência, 1900 foi altamente controverso na época e não chegou a ser lançado na íntegra nos cinemas de muitos países. Quando Bertolucci abordou o filme, ele já era um dos nomes mais conhecidos do cinema europeu graças a clássicos como O Conformista e Último Tango em Paris - por isso o jovem De Niro não pensou duas vezes para trabalhar com o cineasta, mas as filmagens acabaram sendo um grande desafio.

“Os diretores com quem trabalhei geralmente não me desconcertam”, disse De Niro em entrevista ao The New York Times. “Isso acontece muito raramente. […] Mas quando eu era mais novo eu ficava um pouco mais nervoso com algumas coisas. Foi o caso do Bernardo, por exemplo - tive a sensação de que ele era um europeu que tinha certas exigências.”

Robert De Niro não aguentou o estilo de Bernardo Bertolucci

O ator teve um grande problema com uma coisa em particular: a ordem em que as cenas individuais foram filmadas. Com um filme de tal amplitude, é claro que é particularmente importante se você tiver que começar a filmar imediatamente com um clímax emocional.

“Filmamos as cenas em que nossos personagens eram mais velhos logo no primeiro dia”, lembra a estrela. “E rapidamente percebi que isso era um erro. Simplesmente não funcionaria, ninguém estava interessado. Na verdade, eu deveria ter dito: 'Não podemos filmar essa cena mais tarde, não no primeiro dia?' Eu tive bom senso suficiente para saber que não deveria bagunçar as coisas assim. Mas eu fui em frente e simplesmente não funcionou.”

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados