“Achei que ele estava brincando”: Há 50 anos, Steven Spielberg não percebeu imediatamente que estava ouvindo uma das maiores trilhas sonoras do cinema
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Disponível no Disney+, o documentário sobre John Williams explica a criação do lendário tema musical de Tubarão de Spielberg.

>

O documentário A Música de John Williams, no Disney+, relembra a carreira do compositor, cujo nome ficará para sempre associado aos de Steven Spielberg e George Lucas, e também descobrimos mais sobre o lendário tema de Tubarão (1975).

"Achei que ele estava brincando!"

Steven Spielberg amou tanto a trilha sonora de John Williams para o filme Os Rebeldes que sonhou em conhecê-lo, e por que não? O diretor resolveu pedir para que ele assinasse a trilha sonora de um próximo filme. Foi durante um almoço surpresa organizado em 1972 pela Universal que Spielberg conheceu o homem que se tornaria seu compositor favorito nas décadas seguintes, inseparável de sua fabulosa carreira.

“Você pode esquecer o filme, mas nunca a música”: Steven Spielberg presta homenagem ao grande compositor John Williams

Depois de entregar a trilha sonora de Louca Escapada em 1974, Williams retornou para Tubarão. O resultado? Uma obra-prima de simplicidade e de eficácia formidável, com um segundo Oscar, apenas quatro anos depois do recebido por Um Violinista No Telhado.

Um ostinato, duas notas, E e F, tocadas no baixo. Um motivo tocado cada vez mais alto, opressivamente, à medida que sentimos que o gigantesco tubarão ronda a zona e se aproxima da sua presa. Quando Williams tocou esse tema para Spielberg, ele caiu na gargalhada. Não poderia ter sido o tema principal do filme, poderia? Ele que idealizou uma melodia mais épica e muito menos despojada...

"Achei que ele estava brincando!", Steven Spielberg diz no documentário, falando com John Williams, discutindo com ele sua primeira reação. "Eu disse para mim mesmo: 'Meu Deus, não teremos orquestra, vai ter piano e Johnny vai tocar algumas notas graves'. Você me disse para ouvir com atenção. E acabei entendendo que sua ideia era ótima'".

Meu tubarão não funcionou. E eu não sabia que John iria me dar um tubarão que funcionasse graças à música. Seu tubarão musical era muito mais eficaz que meu tubarão mecânico

É um eufemismo dizer que o imenso sucesso do filme de Steven Spielberg, que mudou para sempre a cara das bilheterias, trazendo-o para a era dos blockbusters, também está intimamente ligado a este lendário tema principal composto por John Williams.

*Conteúdo global AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados