Dirigido por Stephen S. Campanelli, Momentum foi lançado em 2015.
Na década de 1990, contar com Morgan Freeman como protagonista de seu projeto era quase garantia de sucesso. O passar dos anos foi mostrando que mesmo as maiores lendas estão passíveis de fracasso - e o longa-metragem de 2015, Momentum, foi um desses casos.
Para quem não conhece, Momentum é um filme dirigido por Stephen S. Campanelli, cineasta responsável por obras como A Ilha (2019) e Espírito Indomável (2017). No elenco, nomes famosos da indústria cinematográfica estiveram presentes, como Freeman, Olga Kurylenko, James Purefoy e outros.
A trama mergulha o espectador na jornada de Alex, uma misteriosa ladra que é intimada por seu ex-parceiro para um último golpe. Rapidamente ela descobre que não foi chamada apenas para roubar os diamantes, ganhando um assassino brutal em sua cola.
“Eu me culpei por ter feito isso”: Jude Law lamenta ter atuado neste filme que foi um grande fracasso nos cinemas há 20 anosMOMENTUM FOI UM GRANDE FRACASSO
Com um orçamento estimado em 20 milhões de dólares, Momentum causou um grande prejuízo aos cofres das companhias envolvidas, apresentando um rendimento pífio nas bilheterias. Para se ter ideia, no Reino Unido, apenas dez pessoas compraram ingressos para a estreia, chamando a atenção da imprensa pelo revés. Fora do mercado britânico, as coisas não melhoraram e o filme terminou com pouco mais de 750 mil dólares arrecadados em todo o mundo.
É evidente que hoje em dia um longa como esse seria melhor aproveitado em um serviço de streaming, permitindo aos produtores recuperarem parte do investimento uma vez que confirmado o baixo interesse pela exibição cinematográfica. Freeman concordou em estrelar a obra por conta da estreia na direção de seu amigo Campanelli, mas nem a presença do astro foi suficiente para evitar o fracasso.
Se o público não aprovou Momentum, vale ressaltar que a imprensa especializada muito menos. No Rotten Tomatoes, a produção aparece com 28% de aprovação, com críticas que rebaixam o "vazio de ideias" do roteiro e a sexualização de Kurylenko.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!