Stanley Kubrick é o responsável por essa obra-prima.
Qual é o melhor filme de ficção científica de todos os tempos? Aqui está a resposta de Roger Ebert, um famoso crítico americano que teve uma influência considerável no público, cujas críticas foram publicadas em mais de 200 jornais nos Estados Unidos.
Em 2005, o crítico revelou seus melhores filmes de todos os tempos, como o Collider aponta, e o primeiro lugar entre os longa-metragens de ficção científica que apareceu foi 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, lançado em 1968. Ebert escreveu:
"O que [Kubrick] fez foi uma declaração filosófica sobre o lugar do homem no universo, usando imagens como aqueles que o precederam usaram palavras, música ou frases. E ele fez isso de uma forma que nos convida a contemplá-lo, não a vivenciá-lo, fazê-lo indiretamente, como um bom filme de ficção científica convencional, mas a ficar de fora dele, como um filósofo faria, e pensar sobre ele."
É verdade que 2001: Uma Odisseia no Espaço não é um filme de ficção científica como qualquer outro, contando com uma produção espetacular e ótimo desenvolvimento de personagens. É uma experiência ligeiramente metafísica que, de certa forma, desanimou os primeiros espectadores que a descobriram nos Estados Unidos. Na estreia, as pessoas saíram do cinema durante o filme.
Em sua crítica do filme de 1968, Roger Ebert, no entanto, escreveu sobre esse fato dizendo que "muitos que ficaram até o final sabiam que tinham visto um daqueles filmes nunca feitos [antes]".
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!