Para ver hoje à noite: Este intenso filme de aventura com orçamento de 140 milhões de dólares recebeu duras críticas
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

A extravagante produção está disponível no streaming

>

Se você quiser mergulhar em uma era histórica, deveria acessar o streaming hoje. Tom Cruise aparece em O Último Samurai. Um filme que não só impressiona pelos equipamentos e cenas de multidão, mas também foi duramente criticado quando foi lançado.

Sobre o que é O Último Samurai?

Tom Cruise assume o papel do ex-soldado americano problemático e viciado em álcool, Nathan Algren. Na década de 1870, ele recebeu o lucrativo contrato para treinar o exército do imperador no Japão. Ele aceita, mas logo é capturado por samurais rebeldes.

Com o passar do tempo, o soldado torna-se amigo do samurai Katsumoto (Ken Watanabe) e sua família, apaixona-se e fica cada vez mais fascinado pela cultura japonesa. Algren aprende pessoalmente o caminho do samurai, treina artes marciais e, finalmente, até se junta à rebelião. Em alguns casos, ele pode realmente ajudar seus antigos inimigos.

O melhor filme de Tom Cruise, segundo os leitores do AdoroCinema, não faz parte da franquia Missão Impossível

No final das contas, porém, o desastre segue seu curso: a rebelião dos samurais não tem chance contra as tropas numericamente superiores do imperador, que também estão equipadas com armas de fogo modernas.

É por isso que O Último Samurai foi tão criticado na época

Desenvolveu-se uma discussão em torno de The Last Samurai, no original, que envolve muitos filmes deste tipo: por um lado, é baseado em acontecimentos históricos, mas por outro, transmite inúmeros erros, clichês e imprecisões.

Houve também um acalorado debate sobre se estávamos lidando com um filme racista e ingênuo que romantizava os “nobres selvagens”. Em linha com isso, também há críticas que acusam O Último Samurai de ter uma narrativa de salvador branco: a obra faz parecer que o Japão nunca teria saído de seu período feudal sem Tom Cruise (via: Daily Beast).

Mas também há vozes positivas: a produção foi recebida de forma bastante positiva pela crítica no Japão e melhor do que, por exemplo, nos Estados Unidos. Pelo menos, o filme foi uma melhoria significativa em relação às representações japonesas anteriores. Ken Watanabe até credita O Último Samurai como um ponto de virada para a representação asiática em Hollywood.

O Último Samurai está disponível no Prime Video e Max, dentre outros filmes bons para assistir.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados