Um título fundamental na história da ficção científica, apesar do fato de não haver uma única cópia preservada.
Sempre haverá alguém que é o primeiro a fazer. Às vezes, serão coisas sem relevância especial, mas isso não tira o mérito de sua capacidade de inventar algo ou, pelo menos, de estar à frente de todos os outros. Hoje trazemos um exemplo disso com o primeiro filme de ficção científica da história da televisão, que está comemorando o 86º aniversário de sua estreia.
A importância de R.U.R.
Foi em 11 de fevereiro de 1936 que a BBC Television transmitiu uma adaptação de R.U.R. (Universal Robots Rossum), uma peça influente escrita pelo tcheco Karel Čapek em 1920. Ela é mais conhecida por ter introduzido um conceito fundamental na história da ficção científica: introduziu a palavra robô.
O sucesso da obra foi deslumbrante na época, e ela foi rapidamente traduzida para inúmeros idiomas. O próprio Isaac Asimov se referiu a ela em mais de uma ocasião, pois suas leis da robótica foram criadas especificamente para evitar que acontecesse o que ocorre em R.U.R. É claro que o famoso escritor não gostava muito do trabalho de Čapek, como ficou claro em seu livro The Vocabulary of Science Fiction:
O trabalho de Čapek é, na minha opinião, terrivelmente ruim, mas é imortal por causa dessa única palavra. Ela trouxe a palavra “robô” não apenas para o inglês, mas, por meio do inglês, para todos os idiomas em que a ficção científica é escrita atualmente.
Sua popularidade acabou levando àquela versão televisiva de 35 minutos que mencionei anteriormente. Infelizmente, nenhuma cópia dela sobreviveu, mas um pequeno número de imagens - como a que você pode ver acima - de um título que foi de considerável importância na época.
De fato, sua estreia na BBC Television foi promovida antecipadamente no Radio Times, onde R.U.R. foi vendido como “uma peça que se prestaria muito bem à televisão do ponto de vista dos efeitos visuais”. Obviamente, o que era oferecido na época estava muito longe do que a mídia televisiva seria capaz de fazer hoje, mas na época foi um feito e tanto.
R.U.R. conta a história de uma empresa que constrói seres humanos artificiais chamados robôs para aliviar a carga de trabalho das pessoas. No entanto, essas criaturas, que têm o dom de pensar, acabarão por iniciar uma rebelião que levará à destruição da humanidade.
Posteriormente, mais adaptações de R.U.R. foram feitas - entre elas, outra também feita pela BBC em 1948 com Patrick Troughton, o segundo Doctor Who, em seu elenco. - Alex Proyas, o cineasta por trás de títulos como Cidade das Sombras e Presságio, está atualmente trabalhando em um filme musical baseado na obra de Čapek.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!