Ainda Estou Aqui está na primeira lista do Oscar 2025; saiba como serão os próximos passos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Próxima fase da disputa será divulgada em meados de setembro.

O Oscar 2025 está se aproximando rapidamente de seus momentos decisivos. Antes da divulgação oficial dos indicados, uma nova etapa da premiação foi divulgada na tarde de hoje (21): a lista de filmes elegíveis para a 97ª edição da honraria para animação, filme internacional e documentário.

Embora não esteja muito longe de sabermos todos os filmes que estarão na reta final da corrida, os dois meses que se seguem terão um gostinho especial e, de certa forma, torturante. Explico: em relação às últimas décadas, o Brasil tem uma chance muito grande de aparecer mais de uma vez na premiação com Ainda Estou Aqui, longa dirigido por Walter Salles.

Mais de 1 milhão de espectadores: Ainda Estou Aqui quebra recorde de outro filme brasileiro baseado em história real

A espera pode ser um tanto difícil, mas a seleção apresentada nesta quinta-feira é mais uma vitória, já que o longa segue na lista oficial de possíveis indicados da seleção final. Ainda que seja algo já esperado, esse passo começa a dar forma ao que veremos em março do ano que vem, quando acontece a cerimônia principal do Oscar.

Ao todo, 85 países ou regiões enviaram títulos que são elegíveis na categoria de Melhor Filme Internacional. O critério da Academia exige que seja um longa-metragem (mais de 40 minutos) produzido fora dos Estados Unidos com uma faixa de diálogo predominantemente (mais de 50%) em uma língua não-inglesa.

Além do representante brasileiro, filmes como Emilia Pérez (França), The Seed of the Sacred Fig (Alemanha), Vermiglio (Itália), Under the Volcano (Polônia), El lugar de la otra (Chile), Dahomey (Senegal), Flow (Letônia), entre muitos outros.

Quanto aos filmes animados, 31 países e territórios são elegíveis para a categoria, dos quais podemos destacar os já esperados, como Robô Selvagem, Divertida Mente 2, Flow, Transformers: O Início, Memórias de um Caracol, Wallace & Gromit: A Vingança das Aves, Moana 2, O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, Aquele Natal e Ultraman: A Ascensão.

“Não são personagens, são pessoas”: Fernanda Torres e Selton Mello relembram emoção de Ainda Estou Aqui (Entrevista)

Essa é apenas uma etapa de assentamento, digamos, para que em 17 de dezembro seja divulgada uma pré-lista com apenas quinze filmes que podem concorrer a um espaço na competição. Os votantes terão de 9 a 13 de dezembro para computar seus votos - até lá, a campanha para a divulgação de todos os projetos seguirá de maneira intensa entre festivais, feiras do mercado audiovisual e encontros realizados por empresas do setor.

Em 17 de janeiro, a lista oficial de indicados ao Oscar 2025 será divulgada, com a cerimônia marcada para o dia 2 de março.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados