O parque abandonado da Disney que fechou há 20 anos e foi devorado pela natureza: Uma ameba comedora de cérebros e a concorrência acirrada o condenaram
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O que aconteceu com River Country e Discovery Island? No mesmo local, eles são, curiosamente, os dois únicos parques da Disney que fecharam as portas em toda a sua história.

O primeiro parque aquático da Disney não foi fechado porque era habitado por uma ameba comedora de cérebros, mas a história do agora esquecido Disney's River Country é bastante interessante. E, sim, embora não tenha sido a causa de seu fechamento, é verdade que um menino de 11 anos morreu de uma infecção letal causada por uma ameba que vivia na água.

Os primórdios do River Country, o primeiro parque aquático da Disney e o primeiro parque temático aquático do mundo, remontam a 1976, quando foi inaugurado em Bay Lake, na Flórida, em um cenário idílico onde a natureza reinava. Na época, o parque ostentava um lago artificial enorme e realista, além de novas atrações, mas seria fechado 25 anos depois, em 2001, para cair no esquecimento.

Curiosamente, houve um segundo parque da Disney que fechou as portas: Discovery Island. Também ficava localizado em Bay Lake, onde funcionava como uma atração para observação de pássaros, e ficou aberto por aproximadamente o mesmo período de tempo que River Country entre 1974 e 1999.

O que aconteceu com River Country e Discovery Island?

Localizados no mesmo local, eles são os dois únicos parques da Disney que fecharam seus portões permanentemente em toda a sua história, mas nenhum deles ofereceu muita explicação para a decisão, que foi tomada praticamente da noite para o dia.

Durante os 25 anos em que o River Country esteve aberto, houve várias mortes. Duas delas foram resultado de afogamento, mas em 1980 ocorreu a morte mais famosa. A de um menino de 11 anos que morreu de uma doença cerebral relacionada a uma ameba que estava presente nas águas do parque aquático.

Conforme relatado pela agência AP e publicado em vários jornais, o menino foi a quarta vítima de uma ameba encontrada nas águas dos lagos da Flórida, que entrava no corpo pelo nariz e causava uma doença, a meningoencefalite amebiana, que ataca o sistema nervoso e o cérebro. O lago “artificial” do River Country se vangloriava de seu sistema exclusivo de filtragem, que usava água confluente do Bay Lake.

Porém, o parque não fechou por esse motivo, nem fechou nas duas décadas seguintes. O fechamento definitivo ocorreria em 2001, apenas dois anos após o fechamento definitivo do Discovery Island, localizado no mesmo lago.

Parece que o número de visitantes de ambos os parques diminuiu significativamente, especialmente após a abertura de outros parques aquáticos da Disney, de modo que, da noite para o dia, o River Country fechou suas portas definitivamente. Embora tenha sido explicado inicialmente que o parque poderia reabrir se houvesse demanda, esse não foi o caso.

Além disso, mesmo que a famosa ameba não tenha sido a causa, o evento se tornou uma “lenda” e, provavelmente, não foi a melhor publicidade possível. Foi somente quase duas décadas depois que a Disney anunciou planos de construir um resort impressionante no local, mas a crise da Covid-19 paralisou o projeto.

Nesse meio tempo, em ambos os locais, a natureza continuou a abrir caminho e, embora a entrada seja totalmente proibida, o Discovery Island atraiu a atenção de vários aventureiros no passado, que conseguiram entrar sorrateiramente e até mesmo mostrar imagens do estado de abandono em que o parque se encontrava ao longo do tempo. Uma história curiosa, em resumo, mais sombria do que qualquer outra que já ouvimos sobre um parque da Disney.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados