De Marte Um a Harriet: 5 diretores negros para conhecer, acompanhar e assistir online
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

Você pode assistir aos filmes na Netflix, Telecine, Prime Video e outros streamings.

>

O Dia da Consciência Negra é nesta quarta-feira (20). O feriado anual data o mesmo dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado pelas tropas coloniais em 1695. O quilombola é considerado símbolo de resistência negra contra os portugueses no século XVII.

Conforme o nome já entrega, a celebração possui caráter de conscientização, ao promover debates para a construção de um país cada vez mais antirracista e, além disso, é marcado por reivindicações de maior participação de pessoas negras nos âmbitos artísticos, intelectuais e políticos.

Pensando nisso, o AdoroCinema destaca, nesta matéria, cinco ótimos cineastas negros para você consumir, acompanhar e, quem sabe, adicionar na sua lista de favoritos.

Gabriel Martins

Destaque no circuito de premiações de cinema brasileiro no ano passado, Gabriel Martins é um diretor que vale a pena ficar de olho. Seu trabalho de maior visibilidade foi Marte Um, vencedor de oito estatuetas Grande Otelo em 2023, mas ele também tem outros títulos interessantes no currículo, incluindo:

Juliana Vicente

Juliana Vicente é diretora, cineasta e fundadora da Preta Portê Filmes, uma produtora de filmes brasileira. A cineasta se propõe a realizar projetos de grande relevância social e artística nas telas, trazendo destaque para narrativas afro e LGBTQIAPN+. Entre os trabalhos dela, estão:

Kasi Lemmons

A atriz e diretora Kasi Lemmons esteve em filmes que, com certeza, você conhece. Ela atuou em trabalhos como O Silêncio dos Inocentes, O Mistério de Candyman e Os Desconectados. Já por trás das câmeras, ela dirigiu:

Antoine Fuqua

Antoine Fuqua tem 34 anos de carreira como diretor, tendo começado no ofício por meio de videoclipes de artistas como Toni Braxton, Chanté Moore, Prince e Steve Wonder. Já nos cinemas, ele comandou as câmeras em produções de alto orçamento e bilheteria, incluindo:

Viviane Ferreira

Segunda mulher negra brasileira a dirigir um longa-metragem — a primeira foi Adélia Sampaio —, Viviane Ferreira tem uma filmografia dedicada a trazer holofotes a narrativas centradas em talentos negros. Aqui estão algumas produções imperdíveis:

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados