“A Disney de hoje nunca faria”: Uma Cilada para Roger Rabbit não ganhará sequência – embora haja um bom roteiro
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Uma Cilada para Roger Rabbit é um dos clássicos por excelência. Por que nunca houve uma sequência?

>

Com Tudo Por Uma Esmeralda, Forrest Gump – O Contador de Histórias, Náufrago e, claro, a trilogia De Volta para o Futuro, Robert Zemeckis criou alguns clássicos. Uma Cilada para Roger Rabbit não deve faltar nesse grupo. A comédia policial noir, ambientada em um mundo em que personagens de desenhos animados e pessoas reais coexistem, ainda tem muitos, muitos fãs, mesmo 36 anos após sua estreia. É uma marca tão conhecida que faz você se perguntar por que nunca houve uma sequência.

Uma Cilada para Roger Rabbit 2: Houve diversas tentativas

Havia muitos planos para uma segunda parte. Imediatamente após o sucesso do primeiro filme, Steven Spielberg quis fazer uma sequência. Nesse ínterim, também tinha planos para uma prequela ambientada durante a Segunda Guerra Mundial. Mas sempre houve atrasos, ideias de roteiro foram descartadas, novas foram desenvolvidas e depois desprezadas.

Cerca de dez anos depois do filme original, tinha uma história que o deixou feliz. Houve até várias gravações de teste para uma possível sequência. No entanto, os experimentos com a tecnologia CGI da época provaram ser visualmente pouco convincentes ou muito caros. Novamente não houve progresso.

"Me sinto um idiota": Eddie Murphy ainda se arrepende de ter recusado um dos maiores sucessos dos anos 80

Cerca de uma década depois, por volta de 2009, houve outra tentativa. Os escritores originais Jeffrey Price e Peter S. Seaman retornaram com um roteiro completamente novo que é consistentemente elogiado como muito bom. Quando o projeto estava apenas começando, o ator principal Bob Hoskins desistiu de atuar devido à doença de Parkinson e morreu em 2014. Ainda havia considerações para seguir em frente e fazer com que o personagem de Hoskins, Eddie Valiant, aparecesse como um fantasma usando tecnologia digital. Mas isso não levou a nenhum resultado, e provavelmente nunca levará.

"Você não pode fazer um filme com Jessica!"

Porque mesmo se você deixar de lado todas as razões práticas, como a morte de Bob Hoskins e a questão de saber se a Disney ainda poderia adquirir os direitos dos muitos personagens populares da concorrente Warner a um preço aceitável, de acordo com Robert Zemeckis, é uma sequência absolutamente impossível. Ele agora deixou isso claro durante uma aparição no podcast “Happy Sad Confused”:

“Sim, a Disney tem um bom roteiro, mas aqui está o que você precisa saber: a Disney de hoje nunca faria Roger Rabbit. Você não pode fazer um filme com Jessica. O roteiro da ideia da sequência de Seaman e Price nunca verá a luz do dia, por melhor que seja. Porque veja o que eles fizeram com Jessica no parque temático. Eles a colocaram em um sobretudo.”

Em sua declaração, Zemeckis alude à personagem feminina principal do desenho animado, Jessica Rabbit, muito provocantemente vestida e com atuação sedutora. Ele não parece acreditar que ela pudesse aparecer em um filme hoje. Como indicação, Robert cita uma mudança na atração “Roger Rabbit’s Car Toon Spin” da Disneyland. O passeio, que está disponível desde 1994, foi revisado em 2021. Desde então, parte dele conta a história de Jessica como uma detetive que quer impedir uma onda de crimes em Toontown. A exibição do mesmo foi alterada para esse fim. Jessica não aparece mais ali com um vestido de boate brilhante, com as pernas a mostra e um decote, mas com um sobretudo abotoado que lembra a roupa dos detetives noir.

Portanto, embora provavelmente nunca faça Uma Cilada para Roger Rabbit 2, Robert Zemeckis está atualmente no meio da turnê promocional de outro filme. Em Aqui, ele trabalha novamente com sua dupla de Forrest Gump, Tom Hanks e Robin Wright. Ambos foram rejuvenescidos digitalmente para uma história que se estende por várias décadas e é contada com uma câmera estática sempre no mesmo lugar. Here, no original, tem previsão de estreia para janeiro de 2025 no Brasil.

2 Oscars, 67 anos e 110 filmes: Quando veremos este ator no cinema novamente?

Uma Cilada Para Roger Rabbit está disponível no Disney+, dentre outros filmes bons para assistir.    

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados