Em 2011, a NASA nomeou Gattaca - Experiência Genética como o “filme de ficção científica mais plausível da história do cinema”. Mas comparado a ele, qual foi o filme menos realista? Aqui está...
Uma conferência realizada no laboratório californiano Jet Propulsion, em 2011, reuniu especialistas da NASA que pretendiam estabelecer um ranking de filmes de ficção científica, dos mais realistas aos menos realistas. Enquanto Gattaca - Experiência Genética, de Andrew Niccol, levou a coroa de filme mais plausível, o longa-metragem no final do lista foi... 2012.
O ranking ocorreu num contexto particular – assim como a própria produção do filme-catástrofe de Roland Emmerich. Lembre-se que, na época, muitos pensavam que o “fim do mundo” ocorreria em 2012, um bom motivo para Hollywood produzir um filme sobre o assunto alguns anos antes do ano fatídico.
A razão para essa crença foi devido ao calendário maia, que previa a destruição da Terra para o dia 21 de dezembro de 2012, teoria utilizada no filme, onde o núcleo do planeja começou a aquecer de forma incomum, causando terremotos e marremotos em todo o mundo.
Após o lançamento do filme e com a aproximação do ano de 2012, o pânico se instalou tanto em algumas pessoas que a NASA começou a receber inúmeros e-mails de remetentes preocupados com o destino do planeta.
“A agência recebe tantas perguntas de pessoas apavoradas que tivemos que lançar um site especificamente dedicado a acabar com esse mito. É uma decisão sem precedentes”, declarou Donald Yeomans, então especialista em dinâmica de sistemas solares na agência.
Poderia a escolha da NASA ter sido influenciada por esse pânico geral? Será que os cientistas teriam colocado 2012 no topo dos filmes de ficção científica menos realistas para tranquilizar a população? Talvez sim. Ou talvez o longa-metragem seja, para eles, o mais estúpido do gênero, simplesmente.
Deixamos você descobrir a lista dos filmes de ficção científica menos realistas (até 2011) abaixo:
- 2012 (2009)
- O Núcleo - Missão ao Centro da Terra (2003)
- Armageddon (1998)
- Volcano - A Fúria (1997)
- Reação em Cadeia (1996)
- O Sexto Dia (2000)
- Quem Somos Nós? (2004)
E o realismo então?
A NASA também quis reconhecer os filmes que, por sua vez, eram os mais plausíveis na área e aqui estão eles.
- Gattaca - Experiência Genética (1997)
- Contato (1997)
- Metrópolis (1927)
- O Dia em que a Terra Parou (1951)
- A Mulher na Lua (1929)
- O Monstro do Ártico (1951)
- Jurassic Park (1993)
Será que as classificações da NASA seriam as mesmas agora que 2012 e o pânico associado ao filme terminaram? E os novos filmes lançados desde então? Uma nova classificação seria bem-vinda.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!