A união desta dupla criativa resultou em alguns dos filmes mais aclamados dos últimos anos.
Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio se tornaram uma das parcerias profissionais mais frutíferas da história do cinema. Desde sua primeira colaboração em Gangues de Nova York em 2002, o diretor e seu protagonista formaram uma dupla que resultou em alguns dos filmes mais aclamados dos últimos anos. Embora Os Infiltrados seja, sem dúvida, um de seus grandes sucessos, existe outro filme baseado em fatos reais que recebeu maior pontuação da crítica especializada.
Assassinos da Lua das Flores não é apenas o filme mais aclamado pela crítica desta dupla criativa, mas também o mais bem avaliado no Rotten Tomatoes, com 93% de aprovação. "Enorme em duração, tema e realizações, Assassinos da Lua das Flores é uma avaliação contundente da relação dos Estados Unidos com os povos indígenas e outro ápice artístico de Martin Scorsese e seus colaboradores", destaca o consenso da crítica.
Este filme baseado em fatos reais superou até mesmo outras de suas colaborações mais conhecidas, como O Lobo de Wall Street ou O Aviador. Ambientado nos anos 20, o filme conta a arrepiante história da Nação Osage, cuja fortuna dispara após a descoberta de enormes jazidas de petróleo em seu território em Oklahoma. Esta repentina riqueza atrai a ganância dos colonos brancos, que buscam obter o controle dos direitos de extração de petróleo, desencadeando uma série de assassinatos contra os membros da comunidade Osage.
O protagonista, Ernest Burkhart (DiCaprio), se vê preso em uma rede de traição e violência enquanto sua família se envolve em um esquema de manipulação e assassinato que chama a atenção do FBI. O filme mostra como a ganância e o racismo levaram aos assassinatos desta comunidade, um evento pouco conhecido da história americana. Ao longo de mais de três horas de duração, o filme captura a brutalidade do passado dos Estados Unidos, enquanto DiCaprio enfrenta um dilema moral profundamente complexo.
Além de DiCaprio, Assassinos da Lua das Flores conta com Robert De Niro como o manipulador William Hale e Lily Gladstone como Mollie, a esposa do personagem de DiCaprio, entre outros. Com um orçamento de 200 milhões de dólares, a obra de Scorsese arrecadou 157 milhões na bilheteria mundial, valor que permanece abaixo do investimento inicial.
Apesar deste duro golpe na bilheteria, o filme foi indicado a 10 prêmios Oscar na 96ª edição desses prestigiosos prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Principal e Melhor Ator Coadjuvante, entre outros. No final, a equipe voltou para casa de mãos vazias, mas sua presença na cerimônia serviu para reafirmar a relevância de Scorsese como um dos melhores cineastas de todos os tempos.
Embora Os Infiltrados continue sendo um de seus filmes mais míticos, Assassinos da Lua das Flores representa um marco na carreira de ambos, que continuarão sendo uma dupla imprescindível no cinema contemporâneo.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!