Carrie-Anne Moss alcançou seu grande avanço ao interpretar Trinity no primeiro blockbuster de Matrix. Uma de suas concorrentes ainda não consegue assistir ao filme sem sentir ciúmes.
A história de Hollywood está repleta de cenários interessantes do tipo “E se?”: Como seria Interestelar se Steven Spielberg, em vez de Christopher Nolan, o tivesse dirigido? Que tipo de personagem seria Han Solo se Al Pacino tivesse entendido o roteiro de Star Wars?
Quase nenhum filme importante é lançado exatamente como foi originalmente planejado. Matrix é um bom exemplo disso: o inovador longa de ficção científica foi originalmente um projeto de Lana e Lilly Wachowski, que também dirigiram as sequências (apenas Matrix: Resurrections foi filmado por Lana sem sua irmã). Mas demorou algum tempo até que o elenco fosse finalizado.
Antes de Keanu Reeves assumir seu papel característico de Thomas A. “Neo” Anderson, atores tão diversos quanto Will Smith, Nicolas Cage, David Duchovny e Leonardo DiCaprio estavam em discussão para o personagem. Morpheus poderia ter assumido a forma de Sean Connery ou Russell Crowe em vez de Laurence Fishburne, enquanto Sandra Bullock também foi convidada para interpretar Trinity, interpretada por Carrie-Anne Moss - assim como Madonna, Jennifer Lopez e Janet Jackson.
Qual é o pior filme de Will Smith? Ator revela o seu maior arrependimento na carreiraEsta atriz realmente queria interpretar Trinity em Matrix
Mas nenhuma das estrelas mencionadas queria tanto o papel de Trinity quanto Gina Gershon. A atriz, também conhecida por Showgirls, já foi vista no suspense Ligadas pelo Desejo, a estreia das Wachowski na direção. E quando soube que as cineastas iriam fazer um espetáculo de ação de ficção científica baseado em uma realidade simulada, ela quis fazer parte disso a qualquer custo.
Em entrevista à Criterion para celebrar o relançamento de Ligadas pelo Desejo, Gershon discutiu seu relacionamento com as irmãs Wachowski (via IndieWire): “Elas são diretoras incríveis, o que eu soube desde o primeiro momento em que as conheci”.
Mas apesar de sua admiração ilimitada pela dupla criativa, ela ainda não consegue assistir Matrix sem sentir um pouco de ciúme: “É difícil porque eu queria muito interpretar esse papel”, diz a atriz de 62 anos. “E eu pensei em fazer isso, e então eles escalaram Carrie-Anne. Portanto, não acho que posso ser totalmente objetiva. Ainda me vejo nesse papel.”
Ao mesmo tempo, Gershon enfatiza que Moss fez “um trabalho maravilhoso” e que ela entende perfeitamente por que as Wachhowki escolheram a futura estrela de Amnésia. Mas a inveja não significa automaticamente ressentimento - e é muito compreensível que Gershon tivesse gostado de ter uma figura tão icônica como a hacker com equipamento de couro no seu currículo.
Matrix está disponível no Max, dentre outros filmes bons para assistir.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!