Filme estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello acaba de chegar aos cinemas brasileiros.
Com a proximidade do Oscar, é comum que as expectativas para a presença do Brasil na premiação se intensifiquem. No entanto, fazia um bom tempo em que o país não se via tão empolgado com a possibilidade de ganhar uma estatueta de ouro da maior premiação de Hollywood.
O eleito para a corrida cinematográfica é o novo filme de Walter Salles (Central do Brasil), Ainda Estou Aqui. Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, a trama se passa no Brasil, na década de 1970, durante a ditadura militar. O público acompanha a família Paiva, composta por Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Eles vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos.
“Não são personagens, são pessoas”: Fernanda Torres e Selton Mello relembram emoção de Ainda Estou Aqui (Entrevista)Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.
Ainda Estou Aqui já está concorrendo ao Oscar?
Em setembro deste ano, a Academia Brasileira de Cinema divulgou uma lista com seis filmes pré-selecionados para concorrer a uma vaga na honraria: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; Cidade Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.
Semanas depois, o longa inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva foi selecionado para representar o Brasil. A trajetória do filme até então tem sido de muita aclamação: conquistou pelo menos 8 vitórias em festivais internacionais, incluindo Melhor Roteiro no Festival de Veneza, um prêmio de Melhor Atriz Internacional no Critics Choice Awards para Fernanda Torres e o título de Melhor Ficção Brasileira na Mostra de Cinema Internacional de São Paulo.
Antes do Oscar, Ainda Estou Aqui já ganhou outros prêmios: Fernanda Torres foi o grande destaqueEmbora a conversa sobre a presença de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 seja constante, o filme ainda não foi selecionado oficialmente para competir na edição. As apostas estão na possibilidade do projeto conquistar um espaço nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
As expectativas estão altas, mas ainda há um longo caminho até o anúncio oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com os títulos indicados, que acontece em 17 de janeiro. Nos próximos dias, Fernanda, Walter e Selton seguirão empenhados na campanha internacional para conquistar os votantes, com a presença nos principais eventos da temporada.
Ainda Estou Aqui acaba de entrar em cartaz nos cinemas brasileiros.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!