A saga de fantasia mais problemática do cinema fica sem final: Prometeram 5 filmes, mas as polêmicas acabaram com ela
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Dois de seus atores principais confirmaram os piores presságios. "Não ouvi nada no horizonte", afirma Jude Law. "Acho que, provavelmente, viram o fim de Newt", indica Eddie Redmayne.

>

Era um grito anunciado, mas seus atores principais confirmaram o que todos temiam há anos: Animais Fantásticos e Onde Habitam fica sem final. Eddie Redmayne e Jude Law declararam, em diferentes entrevistas, que não há novidades no futuro da saga.

Animais Fantásticos, a prequela de Harry Potter, deveria consistir em cinco partes. O plano era contar, com o magizoologista Newt Scamander como protagonista, a grande batalha entre Albus Dumbledore e Gellert Grindelwald que acabou com o reinado de terror do bruxo das trevas. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016) foi a primeira parte, e Os Crimes de Grindelwald (2018) e Os Segredos de Dumbledore (2022) continuaram a história. Mas, onde estão Animais Fantásticos 4 e Animais Fantásticos 5?

"Acho que, provavelmente, viram o fim de Newt", disse Redmayne, encarregado de dar vida a Scamander, à CB durante a promoção de sua nova série Chacal. "Essa foi uma resposta muito franca, mas sim. E isso é tudo o que sei. Quero dizer, você teria que falar com o pessoal da Warner Bros, e J.K. Rowling, mas até onde sei, é isso".

Law, que estreou como Albus Dumbledore na escola da saga, deu uma resposta bastante parecida. "Sei que está suspensa", afirma o ator na Variety. "Acho que, agora que estão fazendo a série de Harry Potter, provavelmente colocarão toda sua energia nisso. Realmente não ouvi nada no horizonte".

Os problemas da saga

Os problemas com a saga Animais Fantásticos começaram em 2020, depois que Johnny Depp, que foi contratado para interpretar o vilão da saga, perdeu um processo por difamação no Reino Unido. O ator processou o tabloide The Sun por chamá-lo de "wife beater" ("espancador de esposa") e a sentença estabeleceu que é "substancialmente correto" se referir ao ator como tal. A Warner Bros. demitiu o intérprete, que já havia filmado algumas cenas como Grindelwald em Os Segredos de Dumbledore. Mads Mikkelsen se tornou seu substituto.

Outro problema que a saga enfrentou foram os comentários transfóbicos de Rowling, criadora de Harry Potter e roteirista da saga Animais Fantásticos. Ezra Miller, que interpretava um dos personagens-chave da história, também protagonizou outra das polêmicas. O ator e seu comportamento estranho e violento, junto com seus problemas com a justiça, não ajudaram a salvar a franquia.

A tudo isso deve-se acrescentar que a sequência da saga não foi muito bem recebida e isso diminuiu as expectativas de alguns fãs em relação à terceira parte. A bilheteria também sofreu. Dos mais de 816 milhões de dólares arrecadados em todo o mundo pelo primeiro filme, passou-se para mais de 655 milhões de dólares com a sequência. Os Segredos de Dumbledore somou mais de 407 milhões de dólares em nível mundial.

Em outubro de 2022, Redmayne já insinuou que a saga não iria continuar. David Yates, diretor de Harry Potter e Animais Fantásticos, também fez declarações que apontavam para a suspensão da franquia em setembro de 2023. Esta última atualização de Redmayne e Law confirma as suspeitas.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados
Já no Disney+!