Demorei 25 anos para perceber que De Volta para o Futuro 2 fazia a pior previsão do futuro possível
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

E não, não era a dos skates voadores. Essa ainda está cravada em nós.

>

Vocês se lembram dos skates voadores de De Volta para o Futuro 2? Mesmo que não tenham visto o filme, é claro que se lembram, porque todos nós já desejamos ter um alguma vez. No entanto, e apesar de até mesmo ter havido um crowdfunding para fabricá-los, eles continuam fazendo parte da ficção científica. Mas queremos acreditar, e como: Robert Zemeckis, em uma entrevista, afirmou - brincando - que esses skates eram totalmente reais, causando uma enxurrada de fãs dispostos a pagar quantias enormes por eles. Por incrível que pareça, ele teve que retirar a brincadeira e explicar que esses skates voadores não existem.

Profecias não cumpridas

Ao criar um filme como este, uma das partes mais divertidas foi montar um futuro plausível, mas no qual as previsões não precisavam ser verdadeiras... Porém, mesmo que por acaso, acertaram algumas. Por exemplo, nas videochamadas, pagamentos digitais, nostalgia pelos anos 90 (aquele Tubarão 19) ou o capacete de realidade virtual. Na verdade, há quem indique que o momento em que o tubarão se lança contra Marty em versão holograma é, na realidade, um avanço dos anúncios personalizados que agora inundam nossas redes sociais.

Mas há um detalhe em que De Volta para o Futuro 2 não acertou nem de longe: quando Marty pega o jornal USA Today, cuja manchete mostra seu filho sendo preso, há um pequeno espaço onde se pode ler "Washington se prepara para a visita da Rainha Diana". Ela e Charles haviam se casado oito anos antes da estreia do filme, mas se divorciariam em 1996 e, como sabemos, ela faleceria em um acidente de carro no ano seguinte aos 36 anos.

Por outro lado, se tudo o que podemos ser minuciosos com as previsões deste filme é um quadro em um jornal, talvez eles tenham acertado mais do que pensamos. E sim, isso que você está sentindo é vontade de rever De Volta para o Futuro 2 mais uma vez.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados