Tim Burton ousou refazer um dos maiores clássicos do gênero em 2001.
Com O Planeta dos Macacos, o diretor Franklin J. Schaffner entregou aquele que se tornaria um dos maiores e mais importantes clássicos do gênero de ficção científica. A mistura de aventura e crítica inteligente e pessimista da civilização sustentada por tons satíricos ainda funciona excelentemente após mais de 55 anos.
E em 2001, o caríssimo remake Planeta dos Macacos foi lançado com Tim Burton na cadeira do diretor. Essa versão não chega nem perto do marco de Schaffner, mas o maravilhoso trabalho de maquiagem ainda é um bom motivo para conferir o filme de ação e ficção científica estrelado por Mark Wahlberg.
É disto que trata Planeta dos Macacos
O ano é 2029: numa estação espacial, cientistas treinam macacos para assumir missões perigosas no espaço. Quando surge uma tempestade eletromagnética de origem misteriosa, o capitão Leo Davidson (Wahlberg) envia um chimpanzé em uma mini nave espacial para explorar. Mas depois que ele desaparece em um buraco negro, Davidson sai em busca do primata - e também acaba na tempestade.
Ele é então lançado no tempo e cai em um planeta distante no ano 2400. Aqui a evolução parece ter seguido um caminho diferente, porque macacos falantes, altamente inteligentes e inflexíveis estão no comando.
O sucesso de bilheteria de 100 milhões de Tim Burton
Depois que diretores como Oliver Stone e James Cameron desistiram do remake, Burton teve a oportunidade de dirigi-lo - e seu estilo excêntrico e amoroso é evidente no filme cujo orçamento está estimado em 100 milhões de dólares. Porém, enquanto o original de 1968 utilizou o cinema para refletir temas como racismo, opressão e obediência cega, Planeta dos Macacos de Tim Burton é um produto de puro entretenimento.
Portanto, é preciso dizer que o filme não consegue nem começar a acompanhar a versão de 1968, mas ganha pontos pelo excelente trabalho de maquiagem. Atores como Tim Roth, Helena Bonham Carter, Michael Clarke Duncan e Paul Giamatti desaparecem completamente atrás de seus trajes grandiosos. Se ao menos esse encanto pudesse ter sido transportado para todo o filme, Planeta dos Macacos certamente receberia muito mais reconhecimento hoje.
O filme está no Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!