A ciência do medo no cinema realmente existe! E, segundo ela, tudo se baseia nos seus batimentos cardíacos. Você sabe qual é o filme mais assustador do momento?
Após a surpreendente estreia de Nicolas Cage como o assassino em série Longlegs, é a vez de Terrifier 3 conquistar o coração dos fãs de terror. O filme, que dá continuidade as travessuras sangrentas do Palhaço Art (David Howard Thornton), finalmente chegou aos cinemas brasileiros e promete atemorizar o público! Porém, apesar dos sustos garantidos, esses dois ícones ainda não superaram o sucesso de uma produção de 2012.
A verdade é que, sejam zumbis, fantasmas ou serial killers, os filmes de terror utilizam todos os recursos para nos assustar. Mas, entre eles, qual é o mais aterrorizante? Parece que o Science of Scare tem a resposta - ciência do susto em tradução livre. Criado em 2020, o projeto é uma experiência que busca identificar os filmes mais assustadores, medindo os batimentos cardíacos do público.
20 galões de sangue falso: Assim foi filmada a cena mais sangrenta e nojenta de Terrifier 3Anualmente, o Science of Scare elabora uma lista dos filmes mais assustadores (considerando apenas países de língua inglesa) e testa-os com um painel de 250 pessoas, monitoradas em sessões especiais com medidores de frequência cardíaca. As sessões ocorrem ao longo do ano, e os resultados são divulgados em outubro, a tempo para o Halloween.
Nos anos anteriores, o impacto médio dos filmes selecionados na frequência cardíaca dos participantes (medida em BPM) era comparado à média de repouso do grupo (64 BPM). Contudo, desde 2023, o projeto adotou uma medição mais detalhada, criando o "score Science of Scare".
A nova metodologia do Science of Scare
Uma das principais críticas dos fãs de terror ao teste era que a análise de um único fator fisiológico (a frequência cardíaca) favorecia filmes com sustos intensos, em detrimento de produções que constroem tensão de forma gradual.
Por isso, conforme relatado pela empresa MoneySuperMarket, foi criado o "score Science of Scare", que combina a frequência cardíaca (BPM) com a variabilidade da frequência (em milissegundos ou ms), medindo o intervalo entre cada batimento. Quanto maior a frequência cardíaca, mais o filme fez o coração acelerar; quanto menor a variabilidade, maior o estresse, indicando um medo progressivo.
Os dois indicadores são combinados para gerar o famoso "score Science of Scare", numa escala de 100. Para fins de comparação, Shrek tem um "pontuação de medo" de 3 em 100.
Esse é o filme mais assustador de todos os tempos
Segundo o novo estudo, o filme de terror sobrenatural de Scott Derrickson de 2012, A Entidade, retomou o posto de filme mais assustador de todos os tempos, posição que já havia ocupado no ano anterior.
Ethan Hawke interpreta um autor de romances policiais que, ao se mudar para uma nova casa, descobre vídeos de um assassinato familiar. Quando as imagens antigas sugerem uma presença sobrenatural, ele e sua família se veem em perigo.
Ao ao longo do filme, observou-se um aumento de 34% na frequência cardíaca do público, de 64 BPM para 86 BPM, com o momento mais assustador elevando o coração a 131 BPM. A variabilidade da frequência cardíaca caiu 21%, o segundo menor valor entre os filmes da lista, indicando um equilíbrio entre sustos repentinos e um medo gradual. Esses fatores deram a Sinister - seu nome original; uma pontuação de medo de 96 em 100.
A Entidade foi inicialmente coroado como o filme mais assustador em 2020, na primeira edição do projeto, mas perdeu o título para Cuidado com Quem Chama em 2021 e 2022. Em 2023, voltou ao topo. Segundo o estudo, é a capacidade do filme de provocar um profundo desconforto que o mantém na liderança.
Embora 10 novos filmes tenham sido adicionados ao painel de 2024, apenas um, Oddity - Objetos Obscuros, entrou no top 20, mantendo a classificação praticamente inalterada: Cuidado com Quem Chama segue em segundo lugar, com uma pontuação de 95, apenas um ponto atrás de A Entidade. Ainda assim, Host acelerou mais o coração dos espectadores que qualquer outro filme da lista!
Em terceiro lugar está Skinamarink, de 2023, um filme de terror conceitual que divide e aterroriza o público. Skinamarink teve o maior impacto na variabilidade da frequência cardíaca, com 22%, causando grande estresse e terror nos espectadores e alcançando um score de 91. Sobrenatural, Invocação do Mal, Hereditário, Sorria, O Exorcismo de Emily Rose, Hell House LLC e Fale Comigo completam o top 10.
E quanto a 2024?
No total, 10 novos filmes de terror de 2023/2024 foram incluídos no estudo deste ano, e sete aparecem entre os 50 filmes mais assustadores de todos os tempos. Entre os lançamentos de 2024, o mais assustador é o irlandês Oddity, de Damian McCarthy, que entrou no top 20 com um score de 69, devido ao sentimento de isolamento e sustos intensos.
Dois outros lançamentos entraram no top 25, incluindo o recente Terrifier 3, de Damien Leone, com o mesmo score de 68 do filme anterior, a animação Stopmotion, primeiro longa do britânico Robert Morgan, com uma potuação de 67.
"Acho que é uma das piores coisas que já vi o Art fazer": O ator do palhaço assassino não aguentou as filmagens de Terrifier 3Outros novos filmes no top 50 incluem Imaculada estrelado por Sydney Sweeney, com score de 55; Longlegs, pontuando 54; A Primeira Profecia, com 50; e o talk show de terror sobre exorcismo Entrevista com o Demônio, com 49.
Vale lembrar que James Wan e Scott Derrickson aparecem mais vezes que qualquer outro diretor na lista - 4 vezes para Wan e 3 para Derrickson; com Tobe Hooper aparecendo duas vezes.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!