O Resgate do Soldado Ryan: A trágica história verdadeira por trás do clássico filme de Steven Spielberg e Tom Hanks
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

O filme de Steven Spielberg foi um sucesso de crítica e público.

>

O Resgate do Soldado Ryan é um respeitadíssimo filme de guerra e, também, um dos mais memoráveis já dirigidos por Steven Spielberg. Lançada em 1998, a obra foi amplamente aclamada pela crítica, recebendo 11 indicações ao Oscar, das quais conquistou cinco estatuetas, incluindo Melhor Direção para Spielberg.

Com um orçamento de aproximadamente 70 milhões de dólares, de acordo com o IMDB, o filme arrecadou cerca de 482 milhões em bilheteira mundial, consolidando-se como um marco no cinema bélico.

O longa-metragem gira em torno da missão de um grupo de soldados que, durante a Segunda Guerra Mundial, são enviados para encontrar e trazer de volta o soldado James Ryan, cujo três irmãos dele foram mortos em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Inspirado em eventos reais, o roteiro de Robert Rodat é vagamente baseado na vida dos irmãos Niland, originários de Tonawanda, Nova York. No início da guerra, os quatro irmãos se alistaram para servir, mas a trágica perda do famoso caso da família Sullivan — que viu cinco irmãos morrerem em um único ataque — levou o Exército a estabelecer uma regra que proibia que irmãos próximos servissem juntos.

Nem O Resgate do Soldado Ryan, nem Dunkirk: O filme de guerra de maior sucesso de todos os tempos é recordista de bilheteria

Como resultado, Fritz Niland, o irmão que sobreviveu — e que inspirou o personagem do Soldado Ryan —, foi enviado de volta para casa para evitar que a família enfrentasse a dor de perder todos os filhos.

O destino também revelou que Edward Niland, outro irmão, havia sobrevivido e estava preso em um campo de prisioneiros na Birmânia, após saltar de paraquedas. Quando finalmente retornou, Edward pesava apenas 36 quilos, mas conseguiu sobreviver até aos 72 anos, falecendo em 1984.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados