Antes do Oscar, Ainda Estou Aqui já ganhou outros prêmios: Fernanda Torres foi o grande destaque
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Filme com Fernanda Montenegro e Selton Mello já acumula 8 vitórias na temporada de premiações.

Faltam poucos dias para que o público tenha acesso a um dos melhores filmes do ano, Ainda Estou Aqui. Representante brasileiro na corrida por uma vaga no Oscar 2025, o projeto tem gerado expectativa da audiência que deseja rever um longa nacional na honraria. Ainda que uma indicação na premiação mais importante de Hollywood seja um marco, o projeto de Walter Salles tem ido além deste aspecto.

Estrelado por Selton Mello e Fernanda Torres, a trama se passa no Brasil, na década de 1970, durante a ditadura militar. O público acompanha a família Paiva, composta por Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Eles vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos.

Ainda Estou Aqui é baseado em uma história real? Aposta do Brasil no Oscar está chegando aos cinemas

Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. 

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice, Ainda Estou Aqui começou a gerar comoção durante suas primeiras exibições em festivais internacionais. Aplaudido por cerca de 10 minutos no Festival de Veneza, o filme conquistou o prêmio de Melhor Roteiro na ocasião.

Na edição, o título também ganhou o Prêmio SIGNIS, destinado a "filmes que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz" e o Green Drop Award, honraria que seleciona projetos que representam "valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com particular atenção para a conservação do planeta e dos seus ecossistemas para as gerações futuras, para os estilos de vida e cooperação entre povos".

Até o momento, Ainda Estou Aqui já conta com 8 vitórias ao todo, dos quais podemos citar o Prêmio do Público no Festival de Cinema da Filadélfia e no Festival Internacional de Cinema de Vancouver; Melhor Ficção Brasileira na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Melhor Filme Global no Festival de Cinema de Mill Valley; e Melhor Atriz de Filme Internacional na seção Latino Cinema & Television do Critics Choice Awards.

“Perder peso, mas sem loucura”: Fernanda Torres passou por grande transformação física para momento crucial de Ainda Estou Aqui

Com certeza, o filme ainda terá grandes momentos na temporada de premiações, incluindo uma possível indicação ao Oscar 2025. As apostas estão nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. A seleção oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas será divulgada em 17 de janeiro.

Ainda Estou Aqui desembarca nos cinemas brasileiros em 7 de novembro.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados