A versão que vimos não é a que Gibson queria!
Há alguns anos, Mel Gibson sofreu a maior decepção de sua carreira com O Gênio e o Louco, adaptação do livro de Simon Winchester estrelada pelo ator ao lado de Sean Penn.
A princípio, Gibson pensou também em dirigir o filme, mas acabou confiando essa tarefa a Farhad Safinia, co-roteirista de Apocalypto. Tudo parecia correr bem, com as filmagens começando em setembro de 2016.
Mas problemas começaram a surgir no ano seguinte, quando a Icon, produtora de Gibson, processou a Voltage, acusando a empresa de não permitir que Safinia concluísse o filme. Além disso, a Voltage também teria se recusado a conceder 5 dias extras de filmagem, argumentando que o diretor já havia estourado o orçamento.
A produtora se defendeu dizendo que Safinia e Gibson haviam abandonado o filme após não conseguirem os dias adicionais de filmagem - algo que Gibson negou categoricamente após chegar a um acordo em 2019, afirmando também o seguinte sobre a versão do filme que acabou sendo lançado:
"Foi um trabalho apaixonado para toda a equipe criativa e é uma pena que este filme nunca tenha sido finalizado como foi escrito. Lamento que ele nunca seja visto como deveria. Filmá-lo nunca foi uma questão de dinheiro para a Icon, mas sim de trazer essa história incrível para a tela grande. Infelizmente, isso não aconteceu da maneira que poderia ter acontecido. A versão da Voltage é uma amarga decepção para mim."
A verdade é que a recepção de O Gênio e o Louco pela crítica foi bastante negativa. O público gostou um pouco mais, mas isso não impediu seu fracasso retumbante - custou 25 milhões de dólares e só arrecadou pouco mais de 5 milhões.
O filme está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!