O drama estrelado por Fernanda Torres chega no dia 7 de novembro aos cinemas brasileiros.
A largada foi dada para a temporada de premiações 2024! As primeiras listas de indicados e previsões já estão saindo, a começar pelo Gotham Awards, iniciando oficialmente a corrida para o maior prêmio da indústria cinematográfica, o Oscar. Por aqui, estamos torcendo muito para Ainda Estou Aqui, nosso representante brasileiro na competição.
Desde que estreou no Festival de Veneza, Ainda Estou Aqui vem recebendo a aclamação do público e da crítica, conquistando o troféu de Melhor Roteiro no evento italiano. Isso colocou o radar da Academia bem de olho no drama biográfico de Walter Salles.
Até a cerimônia, as outras premiações como o Globo de Ouro e o SAG Awards darão uma medida mais precisa no termômetro. Por enquanto, as shortlists e a repercussão do circuito internacional de festivais já dão uma ideia dos filmes que poderão aparecer entre os indicados ao Oscar.
"Falando da nossa aldeia, a gente toca o mundo": Elenco e diretor de Ainda Estou Aqui dão detalhes sobre campanha do filme para o Oscar 2025Felizmente, o longa-metragem com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro - nossa vencedora moral da estatueta de Melhor Atriz - aparece na maioria das previsões da imprensa especializada. Para ter uma noção do “tabuleiro”, separamos quais são nossos principais concorrentes a Melhor Filme Internacional.
The Seed of the Sacred Fig - Alemanha
The Seed of the Sacred Fig - A Semente do Figo Sagrado, em livre tradução - é um dos filmes não-estadunidenses que mais está chamando a atenção neste ano, e com razão. Por mais que esteja concorrendo sob a bandeira alemã, a produção é iraniana. O diretor Mohammad Rasoulof gravou o longa-metragem em segredo em Teerã antes de buscar exílio na Alemanha e há membros do elenco e da equipe que ainda estão sendo perseguidos pela República Islâmica.
A última vitória da Alemanha foi com Nada de Novo no Front, em 2022.
Emilia Pérez - França
Emilia Perez, de Jacques Audiard, também aparece em todas as listas de previsões para Filme Internacional. A comédia musical foi bem-sucedida em Cannes, levando o Prêmio do Júri e o troféu triplo de Melhor Atriz para Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez. O “efeito Cannes” é bem conhecido por ser um bom indicador para as estatuetas do Oscar, como é o caso de Anatomia de uma Queda.
A vitória de Emilia Pérez marcaria o fim de uma seca de 30 anos para a França, já que seu último ganhador de Melhor Filme Internacional foi Indochina, de 1992.
Além desses dois grandes oponentes, filmes como A Garota com a Agulha (Dinamarca), Dahomey (Senegal), Matem o Jóquei! (Argentina), Memórias de um Corpo Ardente (Costa Rica), Universal Language (Canadá), Grand Tour (Portugal) e Kneecap (Irlanda) também estão entre os destaques das previsões.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!