Christopher Lee, que morreu em 2015, novamente como Saruman? Isto vai acontecer em um novo filme de O Senhor dos Anéis.
Christopher Lee como Saruman, Ian McKellen como Gandalf, as duas lendas britânicas tiveram uma influência decisiva nos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit de Peter Jackson, com a representação dos dois bruxos. Agora foi anunciado que Christopher Lee, que morreu em 2015, estará de volta como o mago Saruman.
Já se sabe há algum tempo que Saruman aparecerá em O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, e agora Philippa Boyens, coautora dos filmes e coprodutora de A Guerra dos Rohirrim, revelou ao TheOneRing quem irá assumir esse papel no filme de animação: Christopher Lee estará no novo O Senhor dos Anéis., onde ele pode ser ouvido como Saruman – e a inteligência artificial nem precisou ser usada no processo.
De acordo com Boyens, foi suficiente examinar as extensas gravações de voz anteriores de Christopher Lee para encontrar o material para as falas necessárias em A Guerra dos Rohirrim, do diretor Kenji Kamiyama. No início, eles estavam céticos quanto ao sucesso e até procuravam um pessoa com voz semelhante como substituto. Mas nas gravações de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada eles encontraram o que procuravam.
Arquivos autênticos de Christopher Lee
"Baseamos isso em uma fala de O Hobbit, que é, 'Você precisa de assistência, minha senhora?' [Era] uma versão dessa fala... Podemos usá-la? Podemos encontrar uma nova leitura dela?". Boyens explicou ainda na entrevista que havia muitas gravações desta frase e eles só tiveram que alterá-la um pouco, mas são imagens de arquivo autênticas de Lee.
O elenco de vozes para A Guerra dos Rohirrim inclui o retorno de O Senhor dos Anéis da Miranda Otto como Eowyn, a estrela de Succession Brian Cox como Helm Mão-de-Martelo, Rei de Rohan, e Gaia Wise também aparece como sua filha Héra.
A esposa de Christopher Lee deu sua bênção
Birgit Kroenche, esposa de Christopher Lee, falecido em junho de 2024, lhes deu a bênção de poder usar a voz do ator em O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim. "Entrei em contato com Gita, Lady Lee, e ela disse a coisa que eu acho que Peter (Jackson) sentia em seu coração. Christopher teria desejado isso. E então fomos aos seus discos e pudemos voltar e ouvir sua voz, não apenas cantando as falas, mas falando conosco também".
Não é novidade que estrelas que partiram de grandes franquias sejam trazidas de volta de uma forma ou de outra. No entanto, as famílias dos falecidos nem sempre parecem concordar com isso – por exemplo, há uma disputa legal sobre a aparição em CGI de Peter Cushing como Grand Moff Tarkin em Rogue One: Uma História Star Wars.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.