"Tinha que chorar 12 horas por dia": Ícone do terror, Shelley Duvall compartilhou a perturbadora experiência de trabalhar com Stanley Kubrick
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

A atriz foi comandada pelo diretor durante o longa-metragem O Iluminado.

>

Conhecido por seu estilo de direção meticuloso e muitas das vezes obsessivo, Stanley Kubrick tinha fama de levar seus atores ao limite. A experiência compartilhada por Shelley Duvall talvez prove que tal reputação era mais do que precisa, atriz que protagonizou o longa-metragem do cineasta, O Iluminado.

Durante uma conversa com o crítico e roteirista Roger Ebert, em dezembro de 1980, Shelley relatou que estrelar The Shining (no original) foi uma experiência terrível, principalmente pelo impacto emocional que sofreu durante as gravações. Segundo ela, o alto nível de angústia que precisou apresentar para o papel de Wendy Torrance a causou sérios problemas, especialmente por Kubrick fazer questão de abordar o sentimento da maneira mais realista possível.

“De maio a outubro, estive com a saúde muito debilitada porque o estresse do papel era muito grande. Stanley me cutucou e me pressionou mais do que jamais havia sido pressionada antes”, compartilhou a atriz.

“O melhor filme que já vi”: Esta obra-prima recebeu os maiores elogios do lendário Stanley Kubrick

Para quem não conhece, O Iluminado é baseado em um livro escrito por Stephen King, adaptado para os cinemas em 1980. A trama mergulha o espectador na vida do escritor Jack Torrance, um homem que recebe a proposta de trabalhar como caseiro em um hotel distante no Colorado e aceita na tentativa de quebrar com seu bloqueio criativo. Entretanto, após se mudar com sua família para o local, logo eles são afetados por visões sinistras e pelo comportamento estranho de Jack.

Até hoje, a representação de Duvall de uma mãe aterrorizada lutando para proteger seu filho do marido desequilibrado continua sendo um dos elementos mais icônicos do cinema. O filme é ainda estrelado por outros grandes nomes da indústria, como Jack Nicholson, Danny Lloyd, Scatman Crothers e mais.

"O personagem de Jack Nicholson tinha que estar louco e raivoso o tempo todo. E na minha personagem, eu tinha que chorar 12 horas por dia, o dia inteiro, nos últimos nove meses seguidos, cinco ou seis dias por semana (...) Foi um inferno fazer parte daquele filme", ela ainda destacou.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados