Frozen é inspirado em Wicked? Personagens têm mais em comum do que você imagina
Giovanna Ribeiro
-Redatora e Crítica
Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, em que conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste.

>

Quando Frozen - Uma Aventura Congelante chegou aos cinemas brasileiros no início de 2014, o filme imediatamente virou uma sensação, tanto no Brasil, quanto no resto do mundo. A animação da Disney narra a história das irmãs Anna e Elsa, e virou uma franquia de sucesso, dando origem à sequência Frozen 2, de 2017.

Com Wicked também chegando aos cinemas, dez anos após a estreia de Frozen, vale destacar que o musical original tem mais semelhanças com Frozen do que as pessoas podem imaginar. Sendo a maior delas, o fato de ambas as protagonistas - tanto Elsa, quanto Elphaba de Wicked - serem interpretadas pela atriz e cantora norte-americana Idina Menzel. Mas não só.

Musical icônico da Broadway, Wicked começa antes da chegada de Dorothy em Oz, contando a história da perspectiva de duas bruxas: Glinda, a Bruxa Boa, e Elphaba, a Bruxa Má. A adaptação de Wicked seguirá a história de como Elphaba se tornou a vilã em O Mágico de Oz. Idina Menzel desempenhou esse papel na Broadway - que no filme, ficará com Cynthia Erivo -, assim como deu voz à Elsa, a personagem com poderes mágicos da animação da Disney.

Elsa e Elphaba têm muito em comum

Sendo uma princesa, Elsa nasceu em uma família rica e poderosa, filha do rei e a rainha de Arendelle. Primogênita, ela também tem a responsabilidade de um dia herdar o trono, sobretudo quando perde seus pais para uma tempestade, quando ela e sua irmã mais nova ainda eram apenas crianças. Elsa cresce se ressentindo de sua magia, sendo vista como a irmã mais problemática - também pelo povo de Arendelle -, ainda mais quando seus poderes são revelados em Frozen.

Da mesma forma, Elphaba também nasce em uma família poderosa. Assim como Elsa perde os pais quando criança em Frozen, a protagonista de Wicked também fica órfã - e possui uma irmã mais nova que é considerada menos problemática do que ela. Elsa e Elphaba possuem poderes mágicos desde o nascimento. No entanto, seus poderes são essencialmente diferentes: com Elsa tendo o poder de manipular gelo e neve, enquanto a magia de Elphaba permite que ela controle objetos inanimados e faça as coisas levitarem.

Wicked é do mesmo universo de O Mágico de Oz? Entenda a história do musical estrelado por Ariana Grande

Tanto em Frozen quanto em Wicked, Elsa e Elphaba precisam manter seus poderes em segredo, e causam problemas e até desastres involuntariamente por causa deles. Nem Elsa, nem Elphaba são capazes de dominar os poderes mágicos quando perdem o controle de si mesmas. Elsa é vista como uma vilã na maior parte de Frozen devido ao inverno eterno, da mesma forma, em Wicked, Elphaba é considerada uma vilã por todos em Oz.

Elphaba decide seguir seu próprio caminho, se tornando conhecida como a Bruxa Má do Oeste. Ao contrário de Elsa em Frozen, no final de Wicked, Elphaba ainda é considerada uma vilã pela maioria de Oz. Ambas as protagonistas são vistas como monstros devido a sua magia quando, na realidade, tudo o que elas querem fazer é usar seus poderes para o bem.

"Let It Go" e "Defying Gravity" compartilham a mesma mensagem?

As músicas mais lembradas das duas histórias, ocorrem depois que cada personagem foge após perder o controle de seus poderes. As músicas representam pontos de virada quando ambas começam a assumir o controle de sua própria história e ações. Elsa cantando "Let It Go" significa que ela não está apenas aceitando seus poderes mágicos após se esconder deles por toda a vida, mas está ativamente celebrando-os.

Esta mensagem também é semelhante à da música mais icônica de Wicked. Em "Defying Gravity", Elphaba finalmente decide assumir o controle de sua própria vida e permanecer fiel a si mesma, não importando as consequências. Assim como Elsa, Elphaba abraça tudo o que ela havia renegado até agora, especialmente seus poderes. Ambas as músicas são sobre se libertar das expectativas sociais e abraçar o verdadeiro eu, o que, no caso de Elsa em Frozen e Elphaba em Wicked, significa não esconder mais sua magia.

Wicked, com Cynthia Erivo como Elphaba e Ariana Grande como Glinda, estreia em 21 de novembro, nos cinemas.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados