“Não posso fazer nada com isso”: Al Pacino recusou um papel na saga de ficção científica mais famosa da história
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O ator sempre tentou escolher filmes de autor em vez de blockbusters de Hollywood.

>

O Poderoso Chefão elevou a carreira de Al Pacino como um dos maiores astros da década de 1970. O ator havia estrelado apenas um filme antes, Os Viciados, portanto a vida dele mudou completamente em 1972. Graças à sua interpretação como Michael Corleone na trilogia de Francis Ford Coppola, Pacino recebeu muitas outras ofertas de filmes de alto nível. Entre elas, estava um papel em Star Wars, que se tornaria a saga de ficção científica mais importante de todos os tempos.

Em seu livro de memórias, Sonny Boy, o ator revela que lhe foi oferecido o papel de Han Solo em Star Wars: Uma Nova Esperança. “O Poderoso Chefão me seguia por toda parte e ofuscava tudo o que eu fazia. Eu era tímido e o mundo não me deixava ser assim. Fiquei absolutamente perplexo com todo aquele alvoroço. Depois de O Poderoso Chefão, eles teriam me deixado interpretar qualquer coisa”, explica ele.

Me ofereceram o papel de Han Solo em Star Wars. Então lá estava eu, lendo Star Wars. Dei [o roteiro] para Charlie e eu disse: ‘Charlie, não posso fazer nada com isso’. Ele respondeu: ‘Eu também não posso’. Portanto, não o fiz.

Embora o roteiro prometesse um bom salário, o ator não se conectou com a história e preferiu deixar a oportunidade passar. Seu professor de atuação, Charlie Laughton, foi quem sempre o incentivou a escolher filmes de autor em vez de fazer parte de blockbusters de Hollywood, como o projeto da Lucasfilm.

“Quando estou trabalhando, estou em uma corda bamba. Quando vou em frente. Quando me arrisco. Quero correr riscos. Quero voar e falhar. Quero me chocar com alguma coisa quando isso acontecer, pois assim saberei que estou vivo. É isso que me mantém vivo”, continua.

Um papel que elevou a carreira de outro ator

O papel de Han Solo acabou ficando com Harrison Ford. Curiosamente, Ford não foi a primeira escolha, mas sua audição impressionou tanto o diretor George Lucas que ele acabou sendo escolhido para interpretar o carismático personagem. A partir daí, sua carreira decolou rapidamente, estrelando outras sagas lendárias, como Indiana Jones e Blade Runner, que o consagraram como um dos maiores astros de Hollywood.

Apesar de ter recusado o papel, Al Pacino não parece se arrepender da decisão. Sua carreira continuou por outros caminhos, mas sempre fica a dúvida de como teria sido a saga Star Wars se, em vez de Ford, tivéssemos visto Pacino em seu papel. Por enquanto, só podemos imaginar, enquanto apreciamos as histórias que surgiram dessa lendária galáxia muito, muito distante.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados