Megalópolis não existiria sem o Brasil: Francis Ford Coppola se inspirou em cidade do sul e clássico do cinema para seu novo filme
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Francis Ford Coppola está no Brasil para divulgação de Megalópolis, que estreia em 31 de outubro nos cinemas brasileiros.

Francis Ford Coppola está no Brasil! O diretor de clássicos como O Poderoso Chefão, Apocalypse Now e Drácula de Bram Stoker será homenageado no encerramento da 48ª Mostra de Cinema em São Paulo, com exibição de seu novo filme, Megalópolis.

Ficção científica produzida por mais de 40 anos foi influenciada por cidades brasileiras

Em um bate-papo especial nesta segunda-feira (28), que o AdoroCinema compareceu à convite da O2 Play, Coppola falou sobre sua longa carreira e, claro, Megalópolis.

O diretor revelou que o filme foi inspirado em um dos maiores clássicos do cinema brasileiro: Cidade de Deus (2002), de Kátia Lund e Fernando Meirelles.

"Há cenas em Megalópolis que são definitivamente inspiradas em Cidade de Deus", confessou Francis Ford Coppola. "Megalopolis é feito de todos os filmes que eu amei em toda a minha vida, desde o começo com Branca de Neve e passando por tudo que eu vi. Se um filme me emociona, eu quero que ele faça parte deste filme e você verá referências".

Francis Ford Coppola esteve no Brasil e se inspirou em Curitiba para criar Megalópolis

Não apenas Cidade de Deus inspirou Megalópolis, como o Brasil teve um papel importante no desenvolvimento do filme escrito e dirigido por Francis Ford Coppola.

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, foi uma importante influência para Megalópolis. Coppola passou por lá em 2003 e usou de referência para a criação do arquiteto Cesar Catilina, o protagonista de Adam Driver, o projeto de desenvolvimento do arquiteto e urbanista Jaime Lerner quando ele foi governador do estado.

"Quando eu estava trabalhando em Megalópolis, visitei todos os lugares do mundo que eu achava que poderiam ser um exemplo para uma sociedade que fazia seu povo feliz e resolvia problemas difíceis de forma inteligente sem apenas jogar dinheiro fora", conta o diretor.

Eu me deparei com um homem cujo nome era Jaime Lerner e ele era o governador do Paraná e ele foi prefeito de Curitiba. Eu fui para Curitiba anos atrás e foi o protótipo do que eu estava fazendo com Megalópolis

Megalópolis conta a história de um arquiteto que quer reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador. Cesar Catilina (Adam Driver) é um inventor megalomaníaco e egocêntrico que imagina uma metrópole autossustentável que cresce organicamente com seus habitantes. Para alcançar seus planos, ele terá que navegar pelos interesses de figuras ricas, ambiciosas e corruptas, além de precisar convencer o prefeito de Nova Roma, Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito), de suas ideias.

Megalópolis estreia em 31 de outubro nos cinemas brasileiros.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados
Assista no Disney+!