Com Parque dos Dinossauros, Steven Spielberg fez um dos filmes de maior sucesso dos anos 90. Mas você sabia que o diretor queria fazer uma sequência secreta de outro sucesso monstruoso?
1993 é talvez o ano mais importante na longa carreira de Steven Spielberg: embora o cineasta de 77 anos já tenha lançado duas produções no mesmo ano várias vezes, ele lançou um mega blockbuster recorde e um dos filmes mais importantes de todos na passagem pelo cinema em doze meses. É um feito que ninguém jamais imitou (e que lhe causou algumas dificuldades).
Com sua obra-prima do Holocausto, A Lista de Schindler, filmada em preto e branco, Spielberg ganhou sete Oscars (incluindo de Melhor Filme e Melhor Diretor), enquanto Jurassic Park – Parque dos Dinossauros quebrou um recorde de audiência após o outro e provocou uma verdadeira febre dos dinossauros, formando o ponto de partida de uma história de sucesso que continua até hoje (o próximo Jurassic World será lançado nos cinemas no próximo ano). O filme também estabeleceu padrões completamente novos em termos de truques, combinando efeitos práticos com a então ainda nova tecnologia CGI.
Em 1993, um mês antes de Jurassic Park, foi lançado outro filme de dinossauro que custou 75 vezes menos e ninguém sabe que ele existeNa verdade, a principal razão pela qual Spielberg concordou em fazer Jurassic Park foi porque o estúdio só queria que ele fizesse A Lista de Schindler com a condição de que lhes desse outro sucesso de bilheteria de verão. Mas é claro que você não pode dizer nem por um minuto que o longa é um compromisso. Talvez porque o idealizador de E.T. - O Extraterrestre quisesse secretamente desenvolver um de seus maiores sucessos?
É claro que Jurassic Park não foi o primeiro filme em que o lendário diretor soltou uma criatura voraz sobre seus personagens – um paralelo que não passou despercebido por Spielberg. O cineasta admitiu em entrevista ao The New Yorker: “Não tenho vergonha de dizer que com Jurassic Park eu só queria fazer uma boa sequência de Tubarão. Apenas em terra.”
Depois que Tubarão se tornou o primeiro sucesso de bilheteria da história do cinema e deu a Spielberg seu grande avanço, o estúdio naturalmente queria uma sequência do jovem diretor o mais rápido possível. Mas, de acordo com suas próprias declarações, ele “acabou com o oceano” – e deixou as sequências para outros cineastas. Quase 20 anos depois, ele despejou toda a energia que seria necessária para uma continuação de Jaws, no original, Jurassic Park – e criou outro marco.
Tanto Jurassic Park quanto Tubarão estão disponíveis no Prime Video e Telecine, dentre outros filmes bons para assistir depois.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!