Um novo filme de monstros vem aí: O visual de Lobisomem foi inspirado em Heath Ledger?
Maria Santos
Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

Em nova entrevista o diretor Leigh Whannell revela mais informações sobre a releitura de seu novo Lobisomem.

Quando os heróis saem, os monstros fazem a festa! Após anos de conteúdo de super-heróis dominando as salas de cinema, 2024 mostrou que é o ano para os clássicos monstros voltarem a dar o ar da graça. Dessa vez, chegou a hora de uma nova releitura do clássico filme da Universal chegar às telas do cinema: Lobisomem.

Dirigido por Leigh Whannell, cineasta conhecido pelo elogiado O Homem Invisível e Upgrade: Atualização, o filme segue Blake (Christopher Abbott), um pai e marido de São Francisco que herda a casa rural de sua infância no Oregon após o desaparecimento de seu pai, declarado morto.

Ao ver seu casamento desgastado com Charlotte (Julia Garner), ele a convence a passar um tempo na propriedade com sua filha, Ginger (Matilda Firth). A situação se complica quando, ao chegarem à casa à noite, são atacados por uma criatura invisível. Em pânico, a família se refugia dentro da casa enquanto a criatura ronda o local. No decorrer da noite, Blake começa a agir de maneira estranha, transformando-se em algo irreconhecível.

Lobisomem inspirado por Heath Ledger?

Além de ter o desafio de adaptar um dos contos mais tradicionais do cinema, Leigh Whannell enfrenta uma tarefa ainda mais complexa: apresentar um visual único do Lobisomem. Em uma recente entrevista ao site norte-americano Screen Rant na Comic Con de Nova York, Whannell falou sobre o design da criatura, e compartilhou o processo que o levou a decidir como o lobisomem do filme seria retratado.

Para isso, ele voltou no tempo e analisou representações anteriores de lobisomens no cinema. No entanto, uma imagem acabou pegando o diretor desprevenido por não pertencer ao universo do Wolfman: a interpretação de Heath Ledger como o Coringa em O Cavaleiro das Trevas foi altamente inspiradora ao escolher um design diferente das versões anteriores.

"Eu alinhei todas as versões diferentes, tinha um PDF com todas, de Lon Chaney a David Naughton em Um Lobisomem Americano em Londres, Grito de Horror, Dog Soldiers," comentou Whannell em entrevista.

Eu tinha todas as aparências na minha frente e estava olhando, pensando: 'Certo, onde me encaixo?' Uma grande inspiração para mim foi a versão do Coringa de Heath Ledger. Não tanto em termos de aparência, mas eu tinha uma foto dele como o Coringa na minha mesa porque realmente amei o que fizeram com o personagem.

O cineasta ainda acrescentou: “Eles permaneceram fiéis ao que o Coringa é, mas elevaram isso a outro nível. Ninguém tinha visto aquela versão do Coringa antes. Não naquela época. As pessoas ainda amam essa versão. Lembra quando lançaram aquela imagem do rosto dele? As redes sociais não eram tão intensas em 2008 como hoje, mas lembro que o Twitter explodiu. Era tipo, 'Esse é o Coringa?' Acho inspirador o que fizeram com o personagem e a abordagem que tomaram."

"Então, pensei em adotar a abordagem deles para o Wolfman, e acho que consegui," continuou Whannell. "Aquele documento que eu tinha, com todas as fotos dos diferentes Wolf Men, quando coloquei minha versão, ela não parecia com nenhuma outra. E eu pensei: 'Uau'."

Assumindo o design de caracterização para o ator Christopher Abbott, está Arjen Tuiten como maquiador, conhecido por Malévola: Dona do Mal e O Chamado 3. Whannell forneceu a Tuiten uma ideia básica do que procurava, e o artista conseguiu desenvolver um design que impressionou o diretor já na primeira tentativa. Ainda durante a entrevista, o diretor afirmou que não precisou dar nenhuma orientação para Tuiten, apenas o encorajou a continuar o ótimo trabalho.

Lobisomem está previsto para estrear em 16 de janeiro de 2025.

Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados