Gladiador 2 é a sequência direta do aclamado filme dirigido por Ridley Scott, e chega em breve aos cinemas brasileiros.
Gladiador 2 finalmente está chegando aos cinemas brasileiros, mais de duas décadas após o primeiro filme, protagonizado por Russell Crowe, conquistar o público mundo afora. E para quem deseja, desde já, fazer um esquenta para esta nova parcela de Gladiador, vale relembrar - ou descobrir - algumas curiosidades da produção comandada por Ridley Scott.
Russell Crowe criou alguns problemas
Quando Russell Crowe embarcou na produção para dar vida à Maximus, somente 21 páginas de roteiro estavam escritas. No entanto, isso foi o suficiente para, pelo menos no primeiro momento, desagradar o protagonista. Segundo uma entrevista de 2023 para a Vanity Fair, ele o chamou de "lixo".
O roteiro foi em grande parte reescrito, com algumas boas mudanças, tornando Maximus mais simpático. Mas, algumas das melhores falas de diálogo foram improvisadas pelos atores. Foi Crowe, por exemplo, que surgiu com o lema de "força e honra" de Maximus.
Joaquin Phoenix ficou bêbado
Aparentemente, todos no set de Gladiador eram grandes entusiastas de álcool. Em um ponto durante as filmagens, Richard Harris e Russell Crowe decidiram incluir Joaquin Phoenix, que estava tentando se manter dentro do “método de atuação” no set - e enlouquecendo a todos. A dupla concluiu que a melhor maneira de fazer Joaquin Phoenix relaxar, era deixando-o bêbado. Crowe contou o caso, em 2001 (Via: CBR):
"Na verdade, foi ideia de Richard Harris, porque Joaquin estava muito nervoso no set e eu fui até Richard e disse: `Cara, o que vamos fazer com esse garoto?’ [...] Então Richard disse: `Vamos deixá-lo bêbado.' Nós conversamos sobre como ele precisa de uma força externa para entrar no momento e, depois de algumas horas e várias latas de cerveja, eu consegui fazer com que ele entendesse que é, na verdade, uma jornada interna e tudo o que ele precisa fazer com o personagem vive dentro dele."
“Ele rasgou o roteiro e escreveu de novo”: Lady Gaga fala sobre as obsessões de Joaquin Phoenix durante as filmagens de Coringa 2Os Tigres se libertaram
Uma das cenas mais famosas de Gladiador é a batalha na arena com um tigre. O que você pode não saber, é que eles usaram um tigre de verdade para a cena. O CGI não era tão avançado naquela época, para criar um que parecesse real o suficiente. Com o tigre veio o perigo, afinal, tigres são animais selvagens e não aceitam bem que lhes digam o que fazer...
O ator Derek Jacobi disse ao The Independent, que os tigres estavam dopados e não "trabalhavam em plena capacidade". Mas eles ainda podiam se soltar - e se soltaram. Omid Djalili também chegou a comentar o caso: "todos correram para salvar suas vidas" disse o ator, sobre a reação no set quando alguns tigres escaparam (Via: CBR).
Alguém (quase) foi esfaqueado na cabeça
Djimon Hounsou, responsável por interpretar o gladiador Juba, um dos únicos amigos que Maximus consegue fazer depois de ser vendido, foi obrigado a lutar com espadas para o papel. E quase deu tudo errado. Hounsou relembrou à Variety em 2020:
"Quase acidentalmente esfaqueei alguém na cabeça na sequência de luta no Coliseu quando Maximus sobe no cavalo. A maioria de nós se empolgou, e acho que quando você está realmente fazendo isso de verdade, o fingimento meio que sai do caminho e o emocional toma conta, então muitas pessoas se machucaram" disse o ator. Felizmente, nada grave aconteceu.
Ridley Scott queimou uma floresta real para a cena de abertura
Pasme: a floresta em chamas na batalha de abertura do Gladiador não é CGI; era tudo real. O diretor Ridley Scott disse em uma entrevista de 2021 para o Cult MTL, que ele foi olhar florestas no exterior, mas descobriu que elas não eram adequadas para suas necessidades. Então, ele queimou uma floresta "local", na Inglaterra. Com permissão, aparentemente:
"Liguei para a Comissão Florestal, sete milhas fora de Gatwick, o que significava que não iríamos para um país estrangeiro [...] Fomos a este lugar, a Comissão Florestal disse 'você pode fazer o que quiser porque essas árvores vão ser derrubadas'. 'Então eu posso queimá-las?' 'O que você quiser'".
Russell Crowe sofreu muitos ferimentos
Como personagem principal, Russell Crowe fez a maior parte do trabalho duro nas cenas da arena. Assim como Maximus, o ator não teve vida fácil e se machucou várias vezes. Uma das quedas resultou em osteonecrose, além de um problema no quadril. Outro acidente, por sua vez, quebrou seu pé.
Crowe também chegou muito perto de um dos tigres e escapou por pouco. Ridley Scott lembrou à Variety em 2020: "[O tigre era] um menino grande da cauda ao nariz [...] Você tem dois caras em uma corrente com um anel no chão para controlá-lo. Russell disse, 'Ok, solte-os' e quando Russell caía para trás, o tigre saía do buraco e Russell rolava para fora do caminho e ele dizia, 'F***-me, isso foi por pouco'" (Via: CBR).
Gladiador 2 estreia em 14 de novembro, nos cinemas. Gladiador (2000) está disponível no catálogo do Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!