Não é mito: Sylvester Stallone não foi o primeiro Rambo do cinema
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O primeiro Rambo do cinema não foi interpretado por Sylvester Stallone, como o Collider descobriu recentemente, mas pelo ator cubano Tomás Milián.

>

Pode parecer difícil de acreditar, mas outro ator interpretou Rambo antes de Sylvester Stallone. Em 1972, o escritor David Morrell publicou o romance First Blood e a história chamou a atenção de um ator cubano que estava filmando na Itália: Tomás Milián.

Milián, que ficou conhecido em filmes de faroeste (Quando os Brutos Se Defrontam, Meu Nome É Providence) e thrillers policiais (Milano odia: La polizia non può sparare), adorou o livro e queria adaptá-lo para o cinema.

Uma adaptação na Itália?

Três anos depois do lançamento de First Blood, Milián tentou adaptar o romance, mas os produtores recusaram. Conforme narra no livro Italian Crime Filmography, 1968-1980, de Roberto Curti – recentemente descoberto pelo Collider –, o ator aceitou não levar o livro de Morrell para a tela, mas decidiu que seu próximo personagem se chamaria Rambo de qualquer maneira.

E foi assim que, depois de uma tentativa fracassada de adaptar a história, Milián interpretou Rambo em outro filme completamente não relacionado ao veterano de guerra: Syndicate Sadists, de Umberto Lenzi. Neste thriller, um ex-policial chamado Rambo busca vingança contra duas poderosas famílias do crime responsáveis pelo assassinato de seu amigo.

O enredo e a direção de Syndicate Sadists contam sua própria história e não têm nada a ver com o livro First Blood ou o longa-metragem Rambo - Programado para Matar (1982). Em outras palavras, Syndicate Sadists só tem Rambo no nome de seu personagem principal por insistência de Milián.

Seja como for, o filme foi um sucesso na Itália, arrecadando 1,5 bilhão de liras nas bilheterias.

Por fim, o romance de David Morrell foi adaptado para o cinema em 1982, estrelando Sylvester Stallone no papel-título e tomando algumas liberdades com a versão literária. Seu sucesso levou à produção de duas continuações na década de 1980, antes de Rambo 4 (2008) e Rambo: Até o Fim (2019) encerrarem a história do personagem.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados