"Russell Crowe e Johnny Depp o quebraram": Ele dirigiu um dos melhores filmes de aventura, porém não filmou mais nada em 14 anos
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Uma obra-prima do cinema de aventura, dois dos maiores filmes da história do cinema e produções cult que receberam um total de 29 indicações ao Oscar.

Ele dirige há 50 anos os filmes favoritos de milhões de pessoas, mas poucos conhecem seu nome: falamos de Peter Weir, que foi homenageado por sua carreira com um Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza. O diretor da epopeia de aventura Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo e muitos outros filmes cult está aposentado há 14 anos. E rumores sugerem que Russell Crowe e Johnny Depp são os culpados.

Ele deu a Harrison Ford seu papel favorito

Peter Weir é considerado um dos maiores diretores australianos. Além dos filmes mencionados acima, ele dirigiu, entre outros, a obra-prima do filme de guerra Gallipoli (1981), A Testemunha (1985) e A Costa do Mosquito (1986), que Harrison Ford declarou ser seu filme favorito em que atuou. "Eu faria uma sequência num piscar de olhos", disse o ator lendário ao L.A. Times.

Críticos e público concordaram em responder com entusiasmo a muitas de suas obras, especialmente filmes como O Show de Truman (1998) e Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Seus filmes foram indicados ao Oscar 29 vezes em 25 anos e ganharam 6 no total. Então, por que não há nenhum sinal de vida (no cinema) do mestre diretor há mais de uma década?

Johnny Depp e Russell Crowe teriam "quebrado" ele

O último filme de Peter Weir é o drama de sobrevivência Caminho da Liberdade, no qual um grupo de ex-prisioneiros liderado por Colin Farrell deve sobreviver na Sibéria soviética. O longa-metragem foi lançado nos cinemas em 2010. Teremos direito a outro filme algum dia? Parece que não. Weir aparentemente se aposentou definitivamente. Existem diferentes opiniões sobre as razões que o levaram a essa escolha: a estrela de Hollywood Ethan Hawke, que atuou sob sua direção em Sociedade dos Poetas Mortos aos 18 anos, propôs a seguinte explicação ao IndieWire em 2022:

"Acho que ele perdeu todo o interesse pelo cinema. Ele realmente amava esse trabalho quando não tinha atores que lhe causavam problemas. Russell Crowe e Johnny Depp o quebraram. Ele é alguém tão raro hoje em dia, um artista popular. Ele faz filmes populares que são artísticos. Para ter o orçamento para fazer O Show de Truman ou Mestre dos Mares, você precisa de um Jim Carrey ou um Russell Crowe. Acho que Harrison Ford e Gérard Depardieu eram o tipo de atores dele. Eles eram favoráveis aos diretores e não se consideravam importantes".

Enquanto Russell Crowe desempenhou um papel principal em Mestre dos Mares, Johnny Depp deveria estrelar a adaptação do romance Shantaram, mas Peter Weir deixou o projeto após uma disputa criativa com a estrela, como suspeitaram fontes do Guardian. Desde então, o filme ainda não foi lançado, nem mesmo confirmado.

Peter Weir explica por que encerrou sua carreira

Mas culpar Johnny Depp ou Russell Crowe pelo fim da carreira de Peter Weir é, na melhor das hipóteses, especulação. Aliás, o próprio diretor se manifestou sobre o assunto em 2022. Questionado pelo Sydney Morning Herald sobre a declaração de Ethan Hawke, ele expressou sua surpresa:

"Essa citação de Ethan deve ter sido tirada de contexto. Eu a acho confusa", disse ele. E quanto à questão de se ele voltará aos sets um dia, ele respondeu: "Para os diretores de cinema, assim como para os vulcões, existem três grandes fases: ativa, dormente e extinta. Acho que atingi a segunda! Outra geração está aí, gritando 'ação' e 'corta', e eu desejo boa sorte a eles".

Em entrevista à Télérama, por ocasião da passagem do cineasta pela França quando foi homenageado na Cinemateca Francesa no início deste ano, ele finalmente encerrou o debate: "Por que parei de fazer cinema? Porque simplesmente não tinha mais energia". Isso é tudo. A carreira cinematográfica de Peter Weir parece realmente ter chegado ao fim.

Para rever algumas de suas obras, visite as plataformas de streaming: Sociedade dos Poetas Mortos e Mestre dos Mares, por exemplo, estão disponíveis respectivamente no Disney+ e para aluguel no Prime Video.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados