O diretor de Titanic volta a um passado próximo para recontar uma verdadeira tragédia histórica.
Embora os planos de desenvolvimento da franquia Avatar pareçam que vão durar por tempo indeterminado, James Cameron já pensa no que fazer quando terminar as aventuras no planeta Pandora. Segundo o Deadline, o plano do cineasta é dirigir um filme sobre a bomba atômica e, para isso, comprou os direitos de um romance ainda não lançado: Ghosts of Hiroshima, de Charles Pellegrino.
O romance de Pellegrino chegará às lojas em agosto de 2025 e será uma continuação de seu livre de 2015, The Last Train From Hiroshima, embora o filme de Cameron transforme ambos em uma única história. Pellegrino e Cameron já se conheciam: o escritor foi assessor científico do diretor nos filmes Avatar e Titanic, e publicou diversas obras sobre o naufrágio do famoso cruzeiro, como Ghosts of the Titanic.
No filme, Cameron pretende seguir parcialmente a história real do engenheiro Tsutomu Yamaguchi, de 29 anos, conhecido por ser a única pessoa a sobreviver às duas bombas atômicas lançadas sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Ele estava em viagem de negócios a Hiroshima em 6 de agosto, quando os militares dos EUA bombardearam a cidade, e voltou de trem para Nagasaki no dia seguinte, onde também sobreviveu ao bombardeio de 9 de agosto.
“É um tema sobre o qual eu queria fazer um filme, pelo qual venho lutando há anos. Conheci Tsutomu Yamaguchi. Ele estava no hospital, estava passando o bastão de sua história pessoal para nós, então eu tenho que fazer isso. Não posso virar as costas para ele”, disse Cameron ao Deadline.
Nas tragédias das quais Yamaguchi escapou, morreram entre 110 mil e 210 mil pessoas. A história será o primeiro projeto fora da saga Avatar que Cameron aborda desde 1997, quando lançou Titanic.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!