O ator deu vida ao Coringa na sequência da trilogia do Batman. O personagem lhe rendeu o Oscar póstumo.
A morte de Heath Ledger foi um dos momentos mais tristes da história recente de Hollywood. O ator, que havia conquistado a todos com seu trabalho em filmes como 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999), Coração de Cavaleiro (2001) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005), faleceu seis meses antes da estreia do filme que lhe deu o Oscar. Mas ele já sabia, depois de filmá-lo, que O Cavaleiro das Trevas (2008) seria um sucesso.
A sequência da trilogia do Batman de Christopher Nolan recebeu oito indicações ao Oscar e ganhou dois: o já mencionado e o de Melhor Edição de Som. Foi um sucesso de bilheteria. Com um orçamento de 185 milhões de dólares, arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo.
Ledger, portanto, não estava errado, e ele disse isso aos seus colegas de elenco no filme que começou a rodar depois: O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009). Isso foi revelado por Andrew Garfield, que compartilhou momentos com ele durante o filme de fantasia. "Ele tinha acabado de fazer o Coringa, tinha acabado de terminar O Cavaleiro das Trevas e se gabava muito disso", lembra no podcast Happy Sad Confused. "Eu perguntei: 'Como foi?'. Ele disse: 'Sim. É muito bom'".
Garfield estava no início de sua carreira como ator quando trabalhou com Ledger e aprendeu muito com ele. Uma das lições foi a reação de seu colega ao aparecer na capa de uma revista antes da estreia de O Cavaleiro das Trevas. "Lembro que saiu a capa da revista Empire e ele disse: 'Poxa, usaram uma foto de merda'. Eu disse: 'Você está brincando, cara? É incrível'. E ele respondeu: 'Não. A pose está errada, parece uma versão convencional do que é um ator... Você verá'. E sim, eu vi".
COMO TERMINAR O ÚLTIMO FILME DE HEATH LEDGER SEM HEATH LEDGER
Ledger faleceu de uma overdose em 2008, quando ainda estava filmando O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus. O filme, dirigido por Terry Gilliam, segue um homem amaldiçoado que esconde um segredo obscuro e lidera um espetáculo itinerante. Tony Shepard, o papel de Ledger, é o principal antagonista, um trapaceiro que usa o show do protagonista para seu próprio benefício.
A solução para o problema de Ledger foi que, à medida que seu personagem viaja por diferentes reinos de fantasia, sua aparência muda. Dessa forma, Jude Law, Colin Farrell e Johnny Depp interpretaram o papel do ator e o filme pôde ser finalizado.
Garfield também compartilhou uma bela anedota sobre o primeiro dia em que conheceu Ledger. "Ele estava usando uns óculos de sol Ray Ban camuflados incríveis e eu disse: 'Oh, olá, que óculos legais'. No dia seguinte, eles estavam no meu camarim, ele os deixou lá para mim. Ele era um espírito muito generoso, bonito e criativo".
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!