Antes de Avatar, Sam Worthington ainda era bastante desconhecido. Mas James Cameron viu nele o potencial para levar adiante sua visão de Avatar.
O sucesso da maioria dos atores e diretores pode ser atribuído a um filme. Para James Cameron, foi O Exterminador do Futuro que o ajudou a se destacar. Para Sam Worthington, foi o épico de ficção científica Avatar. Antes disso, o australiano com raízes britânicas já trabalhava como ator há mais de 10 anos, mas os filmes dele não eram grandes sucessos de bilheteria. Isso mudou quando Cameron o notou e lhe ofereceu o papel que mudaria sua vida.
Sam Worthington nunca planejou ser ator – e acabou estrelando Avatar
Antes de sua carreira como ator, Worthington trabalhou como pedreiro. De acordo com um artigo do London Free Press, foi uma namorada da época que o levou a atuar por acaso. Ele deveria acompanhá-la apenas como apoio moral, mas depois lhe foi oferecido um papel.
Desde então, sua vida mudou duas vezes. Inicialmente, ele assumiu pequenos papéis no cinema e na televisão, mas o sucesso não se concretizou. Foi então que ele conheceu Cameron. Na época, Worthington estava morando em seu carro, como o diretor revelou ao London Free Press.
No entanto, quando o ator recebeu a oferta para o papel, ele tinha uma condição: “Ele disse que precisava de uma semana para consertar os freios”.
Ficou claro para Cameron que ele havia encontrado alguém especial. Para ele, o astro de 33 anos na época era um homem autêntico e forte, além de emocionalmente acessível. Essas qualidades fizeram de Worthington o candidato perfeito para o papel principal em Avatar.
Os primeiros testes de Avatar não foram muito luxuosos
Mas a vida não mudou rapidamente para Sam Worthington. Depois de conseguir o papel, não havia muitas evidências de que ele faria parte do filme de maior sucesso de todos os tempos. Junto a Cameron e a co-estrela Zoe Saldana, ele fez alguns testes de tela no Havaí:
Tínhamos que usar rabo de cavalo, orelhas, um fio-dental fino e andar seminus fingindo ser nossos personagens.
É claro que isso não passou despercebido por moradores e visitantes, e alguém abordou Worthington sobre os ensaios. Ele explicou ao transeunte o que estavam fazendo e apontou para Cameron, o diretor do filme. Provavelmente não parecia Hollywood para a pessoa, porque ela respondeu: “Ele percorreu um longo caminho desde Titanic. Pobre coitado”.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!