Segundo Quentin Tarantino, só existe uma trilogia de filmes perfeita: “Eles não conseguem isso em nenhum outro lugar”
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O cineasta não poupa críticas, nem elogios. Mas estes três filmes assumem para ele uma posição absolutamente excepcional: nenhuma trilogia é melhor.

Muitas vezes, os filmes se sustentam perfeitamente sozinhos, mas a tendência é de franquias. No meio disso estão as trilogias, e uma delas particularmente se destaca para Quentin Tarantino. Na opinião do cineasta, Por um Punhado de Dólares, Por Alguns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito fazem algo que nenhuma outra trilogia conseguiu.

Tarantino elogia a Trilogia dos Dólares com Clint Eastwood

O fato de Tarantino gostar de filmes de faroeste deve ser uma surpresa para bem poucas pessoas. Também sabemos que ele tem uma grande admiração por Ennio Morricone, pelo menos desde Os Oito Odiados. Portanto, faz sentido que a chamada Trilogia dos Dólares formem a trilogia perfeita para o diretor cult (via Far Out).

Acho que há apenas uma trilogia que funciona completa e totalmente até o último detalhe, e é Por um Punhado de Dólares, Por Alguns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.

Para o diretor de Django Livre e Pulp Fiction, isso acontece porque os filmes da Trilogia dos Dólares sempre se superam. Na maioria das outras trilogias, muitas vezes há uma evolução da parte um para a parte dois, mas o terceiro filme geralmente falha. Neste caso, é completamente diferente:

“Ela faz o que nenhuma outra trilogia foi capaz de fazer. O primeiro filme é ótimo, mas o segundo é tão brilhante que eleva a ideia a um nível tão alto que destrói o primeiro. E então o terceiro filme faz o mesmo com o segundo. Eles não conseguem fazer isso em nenhum outro lugar. Você vê esse grande salto do primeiro para o segundo e, em seguida, eles realmente não fazem a aterrissagem no terceiro.”

Curiosamente, os três filmes não foram inicialmente planejados como uma trilogia. A história em todas as três partes gira vagamente em torno do Pistoleiro Sem Nome (Clint Eastwood) e os mesmos atores estão envolvidos, mas a coisa toda não se baseia uma na outra, e cada filme pode ser independente.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados