Esta obra-prima do cinema levou 8 Oscars, muito por uma sequência extraordinária e impressionante, que quebrou recordes.
Para Richard Attenborough, a jornada de Gandhi começou em 1962, quando recebeu um telefonema de Motilal Kothari. Membro do Alto Comissariado Indiano em Londres, Kothari estava determinado a encontrar um produtor que pudesse fazer um grande filme baseado na vida do tão querido líder espiritual e político, Mohandas K. Gandhi.
Depois de ler apenas 48 páginas da biografia do Mahatma, Richard Attenborough decidiu que não só produziria o projeto e iria fazer isso acontecer – acabara de criar uma estrutura independente com alguns amigos da comunidade cinematográfica britânica para esse fim – como também seria ele mesmo o diretor do filme.
No entanto, o cineasta levou 20 anos para conseguir dar vida a esta extraordinário cinebiografia, premiada com oito Oscars, incluindo um concedido ao fabuloso Ben Kingsley por sua atuação, grande figura do teatro britânico, que concordou em interpretar o papel principal de Gandhi depois de passar 37 anos nos palcos.
Se Gandhi fez história, não foi apenas pela merecida conquista do Oscar. Mas também graças a uma cena absolutamente incrível, que abre o filme de Richard Attenborough: o funeral de Gandhi. Uma cena filmada em Rajpath, Nova Deli, capital da Índia.
Se você nunca viu, aqui está a cena do funeral:
Esta cena, com apenas 2 minutos de duração, chegou a entrar no Guinness Book of Records. A produção recrutou 100 mil figurantes, mas ainda não foi suficiente.
Depois de fazer anúncios no rádio, na rua através de alto-falantes, nos jornais e até na televisão, mais 200 mil pessoas vieram engrossar o cenário do funeral nacional oferecido a Gandhi. A cena, que mostra 300 mil pessoas, foi filmada por onze câmeras em uma manhã, no dia 31 de janeiro de 1981, no 33º aniversário da data oficial do funeral de Gandhi.
Basta dizer que atualmente é bem menos improvável que sequências como essa sejam filmadas novamente, onde, a partir de agora, é o CGI que assumiu massivamente...
Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.