Se você acha que Rambo 1 é tremendamente violento, um detalhe do filme irá virar sua memória de cabeça para baixo
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

O longa-metragem é protagonizado por Sylvester Stallone.

>

Quando pensamos em Rambo, a primeira imagem que nos vem à mente é a de um Sylvester Stallone coberto de lama, armado até os dentes e enfrentando um exército sozinho - tudo isso, é claro, em meio a um grande festival de óbitos. Entretanto, sua memória pode não estar tão boa assim, pois em Rambo - Programado para Matar, apenas um personagem de fato é assassinado por nosso protagonista - e ainda por cima de maneira indireta.

“Ele fazia algumas sugestões bem cafonas”: Stallone chegou perto de contracenar com essa lenda do cinema em Rambo

O PRIMEIRO RAMBO PODE NÃO SER COMO VOCÊ LEMBRA

Em Rambo - First Blood (no original), Stallone interpreta um veterano da Guerra do Vietnã que é confrontado pelas autoridades locais de uma pequena cidade montanhosa - o que nos leva a esperar a típica violência desmedida dos filmes de ação dos anos 1980. Entretanto, a surpresa se dá quando percebemos que, apesar das perseguições e batalhas, apenas um dos personagens da trama morre: Galt (Jack Starrett) - e o mais curioso é que sua morte não é diretamente realizada por Rambo, mas sim um quase acidente.

Esta abordagem aparentemente contida em termos de violência foi uma decisão crucial que os roteiristas tomaram para evitar que Rambo se tornasse apenas um assassino implacável. De fato, o livro que deu origem ao filme é lotado de um Rambo sanguinário, mas o longa-metragem preferiu seguir por outro caminho.

No depoimento incluído na edição em DVD de Rambo, o produtor executivo, Andrew Vajna, explica que eles queriam que o personagem-título fosse mais uma vítima das circunstâncias do que um “louco assassino”. O enredo de Programado para Matar procura retratar os efeitos nocivos do transtorno de estresse pós-traumático em veteranos, expondo os horrores da guerra.

Grande sucesso de público e crítica, no fim das contas, as mudanças realizadas pela equipe criativa deu certo, levando Rambo a arrecadar 125 milhões de dólares de bilheteria pelo mundo - números extraordinários para a época. O orçamento ficou na casa dos 15 milhões, gerando considerável lucro aos cofres das companhias envolvidas.

O paradoxo da franquia é que, embora o filme original seja mais comedido, os próximos capítulos abraçaram a violência em forma de espetáculo. Com o passar dos anos, as sequências de Rambo tornaram-se sinônimo de ação extrema e mortes em massa, o que fez com que muitos espectadores esquecessem as nuances que a primeira parcela oferece.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados