95 anos de Fernanda Montenegro! Única atriz brasileira indicada ao Oscar teve torcida de atores da Marvel: "Sabia que não ia levar"
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar pela sua atuação no clássico Central do Brasil (1998), de Walter Salles.

Fernanda Montenegro está completando 95 anos, uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, reconhecida tanto pelo seu trabalho no cinema quanto na televisão. Inclusive, na história, ela é a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Esse reconhecimento veio pelo filme Central do Brasil (1998), de Walter Salles, que lhe rendeu indicação na categoria de Melhor Atriz do Oscar, na qual ela concorreu contra Cate Blanchett (Elizabeth), Meryl Streep (Um Amor Verdadeiro), Emily Watson (Hilary e Jackie) e Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado).

Quem levou a melhor foi Gwyneth Paltrow e muitos consideram até hoje que Fernanda Montenegro foi vítima de uma das maiores injustiças na história do Oscar.

Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar e teve torcida de famosos de Hollywood

Fernanda Montenegro revelou que sabia que não levaria o prêmio. "Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já bota você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não ia levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes", contou ao programa programa Tributo, da Globo.

Mas essa indicação foi um momento que ela guarda com muito orgulho. "Foi e ainda é uma experiência bonita e importante. A concorrência, no que diz respeito a mim, como atriz latino-americana, era jupiteriana", revelou Fernanda Montenegro ao Splash.

O Oscar que traumatizou os brasileiros rende mais polêmica após revelação inusitada de Gwyneth Paltrow: "Fernanda Montenegro merecia mais que isso!"

Ela ainda contou com a torcida de estrelas do cinema, como Ian McKellen. "O grande e celebrado ator inglês Ian McKellen, concorrendo ao Oscar nessa mesma premiação [por Deuses e Monstros], chegou até mim e, sério, falou — 'espero, sinceramente, que você ganhe o Oscar'. Respondi — 'eu espero, também, que você ganhe'. Nós dois perdemos. Se esse referencial artístico, inglês, não levou, imagine", relembrou ao Splash.

Glenn Close também torcia por ela e afirmou que Fernanda Montenegro deveria ter levado o Oscar em 1999. "Honestamente, eu nunca entendi como é possível comparar atuações. Eu me lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou da atriz incrível de Central do Brasil. Eu pensei: 'O que? Não faz sentido'", disse à ABC News.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados