Aqui estão seis obras para repensar a Segunda Guerra Mundial!
Apesar de muitas vezes ser associado ao entretenimento, o cinema possui funções completamente distintas na sociedade. Quando pensamos sobre a influência da sétima arte nas diferentes décadas, a partir do momento em que foi inventada pelos irmãos Lumière, sabemos que sua atuação na história da humanidade possui principalmente uma função documental e de memória.
E se, um dia, o cinema foi usado como manobra e propaganda em diferentes contextos de guerras, hoje diferentes diretores contemporâneos usam e abusam da linguagem para contar fatos desses conflitos que muitas vezes passam despercebidos por nós. Seja na sala de casa, no cinema ou na escola, os filmes de guerras mundiais sempre estiveram presentes no nosso cotidiano. Por isso, o AdoroCinema separou 7 títulos que você provavelmente não assistiu – mas, se sim, vale relembrar! Confira:
1. A Estrada 47
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil, aliado dos Estados Unidos, Inglaterra e França, enviou mais de 25 mil soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater o Eixo: Alemanha, Itália e Japão. É neste contexto que A Estrada 47 explora sua trama. Com a maioria oriunda de famílias pobres e despreparados, os pracinhas aprenderam a lutar pela sobrevivência. Após um ataque de pânico coletivo no Monte Castelo, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogum) se perdem.
Quando se reencontram, devem decidir entre retornar ao batalhão e enfrentar a Corte Marcial por abandono de posto ou voltar para a posição anterior, arriscando-se a um ataque surpresa do inimigo. Nesse momento, encontram o jornalista Rui (Ivo Canelas), que menciona um campo minado ativo, e veem nisso uma oportunidade de redenção, mas a guerra ainda reserva muitas surpresas.
O filme está disponível no catalogo da MAX.
2. Túmulo dos Vaga-Lumes
Recém-adicionado à Netflix, Túmulo dos Vaga-Lumes é uma produção obrigatória para qualquer um que ame as obras do Studio Ghibli. Conhecido por arrancar lágrimas do público há mais de 30 anos, o filme acompanha os irmãos Setsuko e Seita, que vivem no Japão em meio à Segunda Guerra Mundial.
Após a morte da mãe em um bombardeio americano e a convocação do pai para a guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam em um abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes.
3. Olga
Baseado na história verídica de Olga Benário Prestes, o filme Olga explora a trajetória dessa importante figura brasileira. Estamos em Berlim, no início do século XX; é nesse contexto que é apresentada Olga Benário (Camila Morgado), uma jovem judia alemã. Militante comunista, ela é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil.
Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas (Osmar Prado), os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.
O filme está disponível no Globoplay.
4. Tora! Tora! Tora!
Fugindo das abordagens dos clássicos filmes de guerra de produções norte-americanas, Tora! Tora! Tora! procura mostrar os dois lados da moeda. Considerado por muitos historiadores como um dos momentos mais simbólicos da história da humanidade, o ataque a Pearl Harbor gerou consequências importantes nos passos seguintes dos conflitos entre americanos e asiáticos.
É através de uma remontagem minuciosa dos fatos que japoneses e norte-americanos mostram suas próprias versões do que aconteceu durante os dias que antecederam e sucederam o atentado.
O filme está disponível no catálogo do Disney+.
5. Conspiração
Estrelado por Kenneth Branagh e Stanley Tucci, Conspiração explora uma narrativa imersiva nos principais momentos da Segunda Guerra sob a perspectiva do Partido Nazista. Em setembro de 1939, Adolf Hitler invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. No inverno de 1942, suas tropas estavam famintas e congelando nas nevascas da Rússia, onde seu melhor general morreu de enfarte, e os Estados Unidos haviam entrado na guerra.
Pela primeira vez, o sonho de Hitler de um império alemão duradouro por mil anos ficou incerto. Enquanto Hitler contratava e demitia generais e o inverno se tornava mais rigoroso, 15 homens de confiança do III Reich, liderados pelo general da SS Reinhard Heydrich (Kenneth Branagh), se reuniram em uma reunião secreta em Wannsee, subúrbio de Berlim.
Em duas horas, eles mudaram o mundo para sempre, pois ali foi decidida a "Solução Final", que tinha como objetivo eliminar todos os judeus da Europa.
O filme está disponível no catálogo da MAX.
6. Zona de Interesse
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024, Zona de Interesse mistura drama, guerra e história, abordando o horror do nazismo a partir de uma perspectiva singular e perturbadora.
Adaptado do romance homônimo escrito pelo autor Martin Amis em 2014, Zona de Interesse retrata Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), que desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica em uma casa com jardim.
Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O dia a dia desses personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero de um genocídio em curso, do qual eles também são diretamente responsáveis.
O filme está disponível no Prime Video.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!