No streaming: Este filme de fantasia seria o substituto de O Senhor dos Anéis, mas fracassou nos cinemas e tornou uma sequência impossível de acontecer
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Após o sucesso da trilogia de J.R.R. Tolkien, Peter Jackson experimentou uma nova saga de fantasia. No entanto, a adaptação cinematográfica não foi bem recebida e desapareceu na obscuridade.

Máquinas Mortais foi lançado nos cinemas em 2018, mas o blockbuster de fantasia já era desejado anos antes. O diretor de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson, garantiu os direitos do livro de Philip Reeve em 2009. Os fãs tinham certeza: uma adaptação do calibre da trilogia escrita por J.R.R. Tolkien estava no horizonte. Entretanto, as coisas aconteceram de forma diferente.

Mortal Engines, no original, não foi dirigido por Peter Jackson, mas pelo relativamente desconhecido Christian Rivers. A série não continuou até hoje, embora haja material suficiente. Por que?

Outra grande joia de Peter Jackson: Não é O Senhor dos Anéis, mas ainda é um filme de aventura de alto nível

É disso que se trata Máquinas Mortais

Máquinas Mortais pinta o quadro de uma distopia em que os recursos da Terra são escassos e inúmeras cidades foram tornadas móveis por meio de motores. Isso permite-lhes atacar e destruir outras capitais para obter recursos valiosos.

Durante esse período, Londres e seus habitantes, como o historiador Thaddeus Valentine (Hugo Weaving) e o aprendiz Tom (Robert Sheehan), tentam se esconder de outras cidades ambulantes mais poderosas. Mas nada pode ser encoberto para sempre. Junto com a misteriosa Hester Shaw (Hera Hilmar), Tom acaba formando uma aliança que pode ser crucial para a continuidade da existência da humanidade.

De onde vêm as comparações de O Senhor dos Anéis?

Peter Jackson não apenas produziu ele mesmo, mas também reuniu uma parte considerável de sua equipe de O Senhor dos Anéis ao seu redor para a produção: Fran Walsh e Philippa Boyens escreveram o roteiro. O ator de Elrond, Weaving desempenhou um papel de destaque. O filme, assim como a trilogia de Tolkien, foi rodado na Nova Zelândia. Havia também o modelo de fantasia abrangente de Philip Reeve, que cria um mundo paralelo original com suas próprias leis e conceitos sociais. As influências originais da ficção científica expandiram as possibilidades de grandes longas.

Por que Máquinas Mortais nunca teve continuação?

No entanto, esses ingredientes não foram suficientes para um avanço comparável à trilogia O Senhor dos Anéis. O filme conseguiu convencer alguns fãs de fantasia. A comunidade do AdoroCinema concedeu 3,3 de 5 estrelas. Nas bilheterias mundiais, o longa arrecadou apenas 83,7 milhões de dólares em receitas. E isso com um orçamento de produção estimado em até 150 milhões. As perdas para o estúdio Universal foram gigantescas.

Uma sequência estava, portanto, fora de questão. O resto do material de fantasia permaneceu sem ser filmado e provavelmente assim seguirá por enquanto. Pelo menos até que o próximo fã dos livros com influência em Hollywood tenha pena deles.

Máquinas Mortais está disponível no Prime Video e Telecine, dentre outros filmes bons para assistir depois.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados