A grande diferença de bilheteria entre os filmes do Coringa levanta dúvida: É um bom personagem para justificar uma saga?
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Joaquin Phoenix, Todd Phillips, Lady Gaga... ingredientes supostamente infalíveis, mas que falharam.

O tempo dirá se podemos considerar Coringa: Delírio a Dois um fracasso retumbante, mas os números do seu primeiro fim de semana apontam, sem dúvida, para uma decepção considerável, especialmente tendo em conta o sucesso esmagador do longa original Lembremos que Coringa foi o filme para maiores de maior bilheteria da história até a chegada de Deadpool & Wolverine, e o primeiro com essa classificação a ultrapassar um bilhão de dólares em receita.

Número 1, mas sem brilhar

Curiosamente, o filme coroa o topo dos mais assistidos, por exemplo, nas bilheterias internacionais, onde arrecadou 81,1 milhões de dólares no primeiro fim de semana. Nos Estados Unidos arrecadou 40 milhões, um pouco abaixo das expectativas de 50 milhões, que já eram consideradas decepcionantes. Não são números nada ruins, mas o filme de Todd Phillips tem o complicado desafio de gerar lucros com um orçamento robusto de 200 milhões. Para começar a gerar renda para o estúdio, essa sequência deveria render pelo menos 450 milhões.

Críticas negativas

O filme não teve tanto impacto e há uma grande diferença em relação ao primeiro filme (que não foi unânime na mídia especializada, mas passou triunfantemente pelo Oscar daquele ano): a recepção da crítica e do público. No Cinemascore, influente métrica que estabelece pontuações com base em pesquisas de audiência, deu a nota D ao projeto . Uma avaliação muito baixa e aquém do primeiro, que obteve B+, e que o coloca bem abaixo de filmes como Batman v Superman, The Flash e Aquaman e o Reino Perdido.

Notas baixas

Raramente um filme de super-herói teve uma recepção tão decepcionante, e incluímos aqui filmes da Marvel como As Marvels e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que receberam a rejeição do público em grandes ondas. Também está abaixo alguns daqueles filmes que hoje são considerados fracassos e que obrigaram os responsáveis ​​a repensar suas estratégias: As Marvels arrecadou 46 milhões nos EUA em seu primeiro fim de semana e The Flash, 55. Este tipo de recepção decepcionante chega aos agregadores de crítica como o Rotten Tomatoes, onde Delírio a Dois tem pontuações muito baixas: 33% da crítica e 32% dos usuários.

Coringa 2: O final de Delírio a Dois poderia ter sido totalmente diferente

E se o Coringa não for o melhor personagem para uma saga? É inevitável se perguntar o que aconteceu nesta ocasião, quando uma série de elementos pareciam praticamente infalíveis na condução dessa sequência. Ou seja, Todd Phillips, diretor e roteirista do primeiro Coringa, Joaquin Phoenix, que conquistou o Oscar pela sua atuação no longa original, e Lady Gaga, uma artista não só de grande prestígio, mas também protagonista de numerosos filmes de sucesso. Onde estão então os motivos da decepção?

A maldição do musical

Quem acompanhou a divulgação do filme deve ter notado que houve uma promoção ambígua quanto à natureza do filme como musical: a própria Lady Gaga evitou a definição, embora Coringa 2 seja, obviamente e acima de qualquer outra questão, um musical. Mas deixando de lado sua qualidade e a de suas músicas, a verdade é que é um estilo que gera uma certa rejeição, principalmente entre o público-alvo do filme: basta ler os comentários desse mesmo post, onde os fãs do projeto anterior se opõem à mudança de gênero.

Um passo para trás

Muitos fãs também expressaram certo descontentamento, como relatou detalhadamente o The Hollywood Reporter, pela forma como esta sequência parece se afastar da própria essência do primeiro filme, que apresentava o Coringa como um verdadeiro vírus capaz de fazer tremer os alicerces da sociedade. As decisões de roteiro são parte do jogo artístico que envolve toda e qualquer obra audiovisual, mas o longa não apenas se distancia do que ele mesmo propõe, como abre diversas portas e não consegue desenvolver um raciocínio coerente sobre o que deseja contar. Ao fim, Delírio a Dois parece sofrer da mesma instabilidade de seu protagonista.

5 anos após Christopher Nolan interferir na produção de Coringa, final de Delírio a Dois apresenta alfinetada ao diretor

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