Sessão da Tarde hoje (16/10): Para celebrar os 95 anos de Fernanda Montenegro, a Globo exibirá Doce de Mãe, filme que rendeu um Emmy à atriz
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Uma homenagem mais que especial à grande dama da dramaturgia brasileira!

>

Se, assim como nós, você jamais se conformou com a derrota (extremamente injusta!) de Fernanda Montenegro no Oscar de 1999 – quando a atriz foi indicada por sua performance em Central do Brasil –, o filme da Sessão da Tarde de hoje (16/10) na Globo vai trazer um pouco de conforto: com ele, a atriz conquistou um Emmy Internacional!

Estamos falando de Doce de Mãe, um longa-metragem de comédia dramática dirigido por Ana Luiza Azevedo (Antes que o Mundo Acabe) e Jorge Furtado (O Homem que Copiava), e co-escrito pela dupla ao lado de Miguel da Costa Franco.

Além de Fernanda Montenegro, que hoje completa 95 anos (daí a exibição especial do filme!), o elenco da produção ainda conta com nomes como Mirna Spritzer (Mulher de Fases), Marco Ricca (Renascer), Louise Cardoso (Páginas da Vida), Mariana Lima (O Rebu) e Matheus Nachtergaele (O Auto da Compadecida).

Conheça a história de Doce de Mãe, o filme da Sessão da Tarde de hoje (16/10)

Em Doce de Mãe, conhecemos a bem-humorada Dona Picucha (Montenegro), uma senhora de 85 anos de idade que mora em Porto Alegre (RS). Viúva, Picucha conta com a ajuda de Zaida (Spritzer), que começou a trabalhar como empregada doméstica na casa há 27 anos e, hoje, nutre uma forte amizade com a senhora.

10 atuações marcantes de Fernanda Montenegro

Um dia, porém, Dona Picucha e seus filhos Silvio (Ricca), Elaine (Cardoso), Suzana (Lima) e Fernando (Nachtergaele) são surpreendidos por uma notícia bombástica: Zaida vai se casar e se mudar para outro lugar, deixando o emprego. Para os herdeiros de Picucha, isso representa uma grande preocupação, já que agora a mãe ficará sozinha. No entanto, para a senhora, é uma oportunidade de encontrar a liberdade!

Enquanto os quatro filhos se unem para decidir quem fará companhia e cuidará da mãe, Dona Picucha, muito esperta, sempre encontra rapidamente uma forma de escapar das soluções propostas por eles.

Fernanda Montenegro ganhou o Emmy Internacional com Doce de Mãe

Graças ao seu excepcional trabalho como Dona Picucha no filme que será exibido hoje na Sessão da Tarde, Fernanda Montenegro venceu o Emmy Internacional de Melhor Atriz no ano de 2013, quanto tinha 84 anos de idade.

Um ano depois, a atriz seria indicada novamente à mesma categoria - mas agora pela adaptação de Doce de Mãe no formato de série de TV, com 14 episódios exibidos de janeiro a maio de 2014 pela TV Globo. Embora não tenha ganhado o segundo Emmy, a telessérie conquistou a categoria de Melhor Comédia naquele ano.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados