Matrix não é apenas um excelente filme de ficção científica. As irmãs Wachowskis fizeram história no cinema com o efeito bullet time.
Se dermos uma olhada nos filmes mais importantes dos últimos anos na história do cinema, não há como evitar Matrix. O longa de ficção científica estrelado por Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss foi lançado em 1999 e emocionou o público e a crítica. Sua história engenhosa e suas incríveis cenas de ação o tornaram um marco obrigatório do gênero.
Há um momento muito específico em Matrix que exemplifica porque ele é tão importante para a história do cinema: quando Neo se esquiva das balas de seus oponentes e a câmera diminui a velocidade para proporcionar ao espectador uma das melhores cenas das últimas décadas. Por trás desse grande momento, há uma grande utilização de recursos e imaginação.
122 câmeras e muita engenhosidade para filmar uma cena histórica
A cena do “bullet time” de Matrix é uma das mais icônicas e revolucionárias da história do cinema. Ela foi amplamente inspirada no anime Speed Racer, de 1967, mas foi criada especificamente para este filme e marcou um antes e um depois. O cinegrafista Bill Pope e o diretor de efeitos visuais John Gaeta trabalharam juntos para desenvolvê-la, usando câmeras de alta velocidade e uma técnica de animação computadorizada para obter o efeito desejado.
122 câmeras (120 SLRs e duas câmeras de filme tradicionais) foram usadas para fazer a cena, de acordo com a Film School Rejects. Eles filmaram em um estúdio, onde montaram um dispositivo circular em frente a um chroma key verde. As câmeras foram ativadas muito rapidamente, uma após a outra, com um atraso de tempo para obter o resultado que vimos mais tarde na tela.
Aqui está uma imagem dos bastidores desse momento:
Essa cena influenciou muitos outros filmes e se tornou um símbolo da cultura pop. A técnica bullet time foi usada em filmes, comerciais e videogames, e provou ser uma ferramenta muito poderosa para criar efeitos visuais impressionantes e empolgantes. As Wachowskis estavam à frente de seu tempo.
Além de ser visualmente impressionante, a cena também é simbólica no enredo do filme. Ela representa a capacidade de Neo de controlar sua realidade e seu destino, e mostra como seu treinamento em artes marciais e sua compreensão da natureza da Matrix o tornaram quase sobre-humano.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!