Sessão da Tarde hoje (09/10): Homem de Ferro, filme indicado ao Oscar, inaugurou as produções do Universo Cinematográfico da Marvel
Dandara Franco
-Redatora
Tagarela de carteirinha e Fangirl de nascença. Jornalista apaixonada por cultura pop, musicais e realities shows.

O longa de 2008 foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 585 milhões de dólares.

Diretamente dos quadrinhos da Marvel Comics para a telinha da sua casa, o filme da Sessão da Tarde de hoje é Homem de Ferro (2008), um grande sucesso de bilheteria que inaugurou as produções do Universo Marvel Cinematográfico (MCU, na sigla em inglês).

O primeiro longa da franquia acompanha a trajetória do empresário bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.), herdeiro das Indústrias Stark, um conglomerado multimilionário fundado por seu pai. Com um Ph.D. em Física e Engenharia Elétrica, Stark é também um inventor visionário envolvido em testes bélicos no exterior.

Após cair em uma armadilha e ser sequestrado pelo grupo terrorista Dez Anéis, no Afeganistão, o protagonista é forçado a construir uma arma devastadora em troca de sua liberdade. No entanto, em vez disso, ele começa a desenvolver secretamente uma armadura de alta tecnologia que lhe permitirá escapar de seu cativeiro.

De playboy bilionário a super-herói

Ao fingir seguir as ordens de seus sequestradores, Tony Stark criou, na verdade, um equipamento capaz de mantê-lo vivo e derrotar seus inimigos. Ao seu lado, estava o professor e gênio Yin Sen (Shaun Toub), que o ajudou a construir um poderoso componente, o Reator Arc, responsável por alimentar o eletroímã que mantém sua vida.

Após uma fuga eletrizante, o bilionário retorna para casa. Obcecado pela invenção, começa a desenvolver novas versões de sua armadura, fazendo diversas alterações. Com o traje vermelho e dourado cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark começa a atuar secretamente como super-herói, combatendo os inimigos dos Estados Unidos sob o alter ego de Homem de Ferro.

Lembra que eu falei que o cientista é visionário, né? Pois bem, para evitar suspeitas, Stark espalhou a fofoca de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas – e, claro, a história se espalhou rapidinho!

O arrependimento de Robert Downey Jr. em relação ao Homem de Ferro

Curiosidades e diálogos cheios de improvisos

É inegável que os personagens têm uma química surreal, e é até chocante descobrir que boa parte das falas é, na verdade, fruto de um grande improviso! Isso aconteceu porque, devido a atrasos na produção, o diretor Jon Favreau não conseguiu finalizar todo o roteiro a tempo do início das filmagens. Assim, muitas falas estavam incompletas ou ausentes, o que permitiu ao elenco improvisar parte dos diálogos. Vamos combinar, eles arrasaram, né?

Outra curiosidade é que a adaptação de Homem de Ferro já vinha sendo planejada desde os anos 90, mas só em 2008 esse sonho saiu do papel. Além disso, foi a primeira produção independente do Marvel Studios, deixando os fãs dos quadrinhos fascinados.

Robert Downey Jr. está provocando o retorno do Homem de Ferro ao Universo Marvel com mais clareza do que nunca e há uma razão para isso

Há uma participação muito importante no primeiro filme da saga de Tony Stark: Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da agência S.H.I.E.L.D. que planta a semente do Universo Marvel, aparecendo posteriormente em muitos outros momentos da franquia e outras produções, como Thor (2011), Os Vingadores – The Avengers (2012) e Capitã Marvel (2019).

Homem de Ferro recebeu duas indicações ao Oscar: Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição de Som. O filme foi um sucesso comercial, arrecadando mais de 585 milhões de dólares ao redor do mundo. Vale a pena conferir!

Não perca Homem de Ferro na Sessão da Tarde hoje, quarta-feira, 09 de outubro, às 15h25 (horário de Brasília), logo após a reapresentação de Cabocla na Edição Especial.

facebook Tweet
Links relacionados