Sessão da Tarde hoje (08/10): Filme com Rodrigo Santoro e Antonio Banderas retrata a história angustiante que comoveu os 4 cantos do mundo
Dandara Franco
-Redatora
Tagarela de carteirinha e Fangirl de nascença. Jornalista apaixonada por cultura pop, musicais e realities shows.

A obra biográfica mostra o caso dos 33 mineiros que ficaram presos no subsolo por mais de dois meses.

Se você gosta de um bom drama biográfico, prepare a pipoca e se acomode para assistir ao filme de hoje na Sessão da Tarde, que promete muitas emoções! Lançado em 2015, Os 33 retrata a impressionante história de 33 mineradores que ficaram presos no subsolo em Capiapó, no Chile, após um desmoronamento bloquear a saída da mina.

Detalhe: o grupo ficou isolado por mais de dois meses – exatos 69 dias – a 622 metros de profundidade, enquanto a equipe de resgate tentou várias alternativas para conseguir alcançar os trabalhadores abaixo da superfície. O caso comoveu o mundo, que acompanhou tudo ao vivo pela TV até o emocionante desfecho.

O angustiante resgate dos "33"

O proprietário da mina San José, onde aconteceu o desastre, já havia recebido diversos avisos sobre a segurança do local, mas preferiu ignorar todas as advertências sobre a instabilidade da mina. Então, às 14h do dia 5 de agosto de 2010, a estrutura desmoronou, prendendo todos os mineradores que estavam em operação: 32 chilenos e 1 boliviano.

Entrevista exclusiva: Rodrigo Santoro fala sobre "história de superação e esperança" de Os 33

Com a única saída completamente bloqueada, os trabalhadores conseguiram chegar a uma câmara da mina, de aproximadamente 50 metros quadrados, mas logo perceberam que enfrentariam mais dificuldades do que imaginavam: o rádio de comunicação não funcionava, o kit médico estava vazio, os poços de ventilação não tinham as escadas necessárias para uma fuga, e havia pouquíssima comida armazenada. Sem falar do calor de 40 graus....

Você achou que a empresa responsável pela mina conseguiu se preparar para fazer o resgate dos mineiros? Pois ‘desache’! A situação estava piorando e se tornando cada vez mais caótica, até que o governo chileno resolveu intervir, mas também encontrou alguns empecilhos para conseguir localizar os mineiros – como uma massa de granito de mais de meio milhão de toneladas que havia obstruído o túnel de exploração.

A equipe de resgate só teve a certeza de que havia encontrado a câmara de resgate porque os mineradores tiveram a ideia de anexar um bilhete à broca como prova de que estavam vivos, após 17 dias do acontecimento! A partir desse momento, todos começaram a receber alimentos, roupas e estabeleceram comunicação com a superfície.

Sendo guiados pelo líder Mário Sepúlveda, interpretado por Antonio Banderas no filme, os trabalhadores passaram por inúmeros momentos de dificuldades, como racionar os alimentos disponíveis e cuidar do bem-estar de todos, enquanto o ministro da Energia, Laurence Golborne – protagonizado por Rodrigo Santoro – corria contra o tempo para resgatá-los.

Falando no nosso orgulho brasileiro, aqui vai um fato curioso: inicialmente, Rodrigo faria o papel de Florencio, o primeiro dos 33 mineiros a ser resgatado. Mas, no final, ele acabou conquistando o papel de ministro das Minas e Energia.

Filme teve tapa real em Rodrigo Santoro

A obra Os 33 foi inspirada no livro Deep Down Dark, do jornalista Héctor Tobar, e é o quarto longa da diretora mexicana Patricia Riggen. A história retrata de maneira impressionante a bravura dos mineiros, que ficaram incomunicáveis com o mundo exterior, assim como a angústia dos familiares e a persistência e engenhosidade do esforço de resgate.

Toda a trama foi gravada no Deserto do Atacama, o que ajudou os atores a desenvolverem mais intimidade e amizades durante as filmagens, já que todo o elenco passou um mês e meio na localidade ao norte do Chile.

E aqui vai um pequeno spoiler + curiosidade: Santoro já revelou que um dos tapas que seu personagem levou de Maria Segovia (vivida pela atriz Juliette Binoche) foi mais do que real! Isso aconteceu porque a diretora não ficou muito satisfeita com o resultado do tapa coreografado, então optou por fazer tudo de verdade. Eita!

O filme da Sessão da Tarde vai ao ar na TV Globo às 15h25, horário de Brasília, logo após a reapresentação de Cabocla na Edição Especial!

facebook Tweet
Links relacionados